quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O número 108



Este é o post de número 108 então já que este número é sagrado na tradição védica vou tentar dar alguns motivos do porque.
Os povos da Índia sempre foram e continuam sendo excelentes matemáticos, e o número 108 e o resultado de 1 elevado a 1 x 2 elevado a 2 x 3 elevado a 3 = 108 o que tem muito significado numérico.
O alfabeto sânscrito tem 54 caracteres que podem ser feminino e masculino shakti e shaktiman então multiplica-se por 2 o que dá 108.
No Sri Yantra há marmas onde três linhas se cruzam, e há 54 tais intersecções. Cada uma das intersecções tem masculino e feminino, Shiva e Shakti. 54 x 2 igualam 108. Assim, há 108 pontos que definem o Sri Yantra bem como o corpo humano.
Os chakras são as intersecções de linhas de energia, do chakra cardíaco partem um total de 108 linhas. Um deles, o sushumna leva ao chakra de coroa no topo da cabeça, e é dito ser o caminho à Auto-realização.
Sobre o tempo alguns dizem que há 108 sensações, com 36 relacionadas ao passado, 36 relacionado ao presente, e 36 relacionado ao futuro.
Na astrologia há 12 constelações, e 9 segmentos de arco chamaram namshas ou chandrakalas. 9 vezes 12 igualam 108. O Chandra é a lua, e kalas são as divisões dentro de um total. Planetas e Casas na astrologia, há 12 casas e 9 planetas. 12 vezes 9 igualam 108.
Na lila de Krishna são 108 as principais gopis. 1, 0, e 8, 1 significa o Deus ou a mais alta Verdade, 0 significa a vacuidade ou a perfeição na prática espiritual, e 8 significa a infinidade ou a eternidade.
O diâmetro do Sol é 108 o diâmetro da Terra.
Escala numérica, 1 de 108, e 8 de 108, quando acrescentado em conjunto iguala 9, que é o número da escala numérica, isto é 1, 2, 3... 10, etc., onde 0 não é um número.
Existem 108 posições de dança ou karanas tanto na dança de Shiva quanto nas danças clássicas na Índia.
Somando 1,0,8 dá nove que é o limite de todos os números, isto é: 0 a 9 e a partir deles (0à 9) pode-se compor um montante infinito de números.
Vai abaixo uma lista de 108 Upanishads segundo o Muktikopanishad. Arranjamo-los em quatro categorias segundo o determinado Veda ao qual cada um deles pertence.
Rigveda(10): Aitareya , Atmabodha, Kaushitaki, Mudgala, Nirvana, Nadabindu, Akshamaya, Tripura, Bahvruka, Saubhagyalakshmi.
Yajurveda(50): Katha, Taittiriya , Isavasya , Brihadaranyaka, Akshi, Ekakshara, Garbha, Prnagnihotra, Svetasvatara, Sariraka, Sukarahasya, Skanda, Sarvasara, Adhyatma, Niralamba, Paingala, Mantrika, Muktika, Subala, Avadhuta, Katharudra, Brahma, Jabala, Turiyatita, Paramahamsa, Bhikshuka, Yajnavalkya, Satyayani, Amrtanada, Amrtabindu, Kshurika, Tejobindu, Dhyanabindu, Brahmavidya, YogakundalinI, Yogatattva, Yogasikha, Varaha, Advayataraka, Trisikhibrahmana, mandalabrahmana, Hamsa, Kalisantaraaa, Narayana, Tarasara, Kalagnirudra, Dakshinamurti, Pancabrahma, Rudrahrdaya, SarasvatIrahasya.
SamaVeda(16): Kena, Chandogya, Mahat, Maitrayani, Vajrasuci, Savitri, Aruneya, Kundika, Maitreyi, Samnyasa, Jabaladarsana, Yogacudaman, Avyakta, Vasudevai, Jabali, Rudrakshajabala.
Atharvaveda(32): Prasna , Mandukya, Mundaka, Atma, Surya, Narada-Parivrajakas, Parabrahma, Paramahamsa-Parivrajakas, Pasupatha-Brahma, Mahavakya, Sandilya, Krishna, Garuda, Gopalatapani, Tripadavibhuti-mahnarayana, Dattatreya, Kaivalya, NrsimhatapanI, Ramatapani, Ramarahasya, HayagrIva, Atharvasikha, Atharvasira, Ganapati, Brhajjabala, Bhasmajabala, Sarabha, Annapurna, TripuratapanI, Devi, Bhavana, Sita.
Alem disso 108 são o numero de locais sagrados a Vishnu (divyadesam), 108 geralmente é o número de nomes que possui a maioria das deidades védicas, 108 são as nascentes do Kaligandaki de onde vêem as Salagramas Silas (manifestações do Senhor como pedra), 108 são as linhagens dos kshatrias que descendem do Sol e da Lua, O ângulo formado por duas linhas adjacentes em um pentágono iguala 108 graus.
O sagrado rio Ganga (Ganges) mede por palmos uma longitude de 12 graus (79 para 91), e uma latitude de 9 graus (22 para 31). 12 vezes 9 igualam 108.
Na astrologia, diz-se que a prata represente a lua. O peso atômico de prata é 108.
CHEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.
Continuem cantando sua japa e deixem para lá tantas contas, já estou ficando maluco aqui.

Um comentário:

  1. ei quero conversar com voce, a respeito sobre essa historia acho q voce é bem entendida e eu preciso me informar.

    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=6740750267536280745 entre em contato comigo, duk_sux@hotmail.com

    ResponderExcluir