Na cultura védica os purusaarthas ou “propósitos humanos” são em número de quatro e definem os ideais relativos aos seres humanos civilizados.
Assim como as quatro varnas (castas): brahmana, kshatria, vaisya e sudra , e os quatro ashramas: brahmacari, ghrasta , vanaprasta e sannyasi. (sempre em quatro como os Vedas: Rg , Sama, Atharva e Yajur e as estações do ano e as eras temporais: Satya, Tetra, Dwapara e Kali , estes grupos de quatro são representados pelo símbolo máximo da cultura védica a suástica) os ideais da vida humana seguem um ideal que deve ser seguido por todos os seres humanos.
Os purisaarthas são os seguintes:
Dharma = poderia ser traduzido como virtude, moral, agir certo, ética, não violência (ahinsa) e verdade (satya), que o homem deve desenvolver a fim de atingir os outros princípios humanos, ver postagem sobre Dharma.
Artha = pode ser traduzido como “glória, riqueza, prosperidade” é o desenvolvimento econômico e social que os humanos precisam para vivem com felicidade na Terra.
Kama = traduzido como “prazer, desejo, vontade” são os prazeres da vida experimentados pelos sentidos, um boa comida, boa música, prazer sexual, boa companhia etc. que devem ser conseguidos através de artha e com observação dos princípios de dharma (virtude, o que não significa ser um monge recluso com medo do inferno).
Moksha = ou a libertação do ciclo de nascimentos e mortes (samsara), deve ser o objetivo e a meta máxima da vida humana, pois um pessoa ponderada mesmo após uma ótima vida de prazeres e seguindo os passos da virtude notará que este mundo não é seu local e a morte chega para leva-lo seja dos prazeres seja das observações de regras e regelações, assim ela busca a meta ultima, Moksha.
Todos os purusaarthas devem ser experimentados pelos seres humanos, pois, a pessoa deve se elevar gradualmente até o nível de não necessitar ou se identificar com aspectos culturais e sociais materiais e assim atingir a meta ultima da vida humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário