terça-feira, 17 de março de 2009

Sri Kurman




Deidade de Sri Kurmadeva










A cidade de Sri Kurman no estado de Andra Pradesh no sul da Índia, abriga o único templo dedicado a Kurma Avatara em atividade na Índia hoje.
Kurma é o segundo avatara (“aquele que desce” uma encarnação de Dus na Terra) de Sri Vishnu na forma de uma tartaruga que veio para servir como apoio para montanha Mandara usada na batedura do oceano de leite por deuses e demônios.
Diz a história que uma vez Ramanujacarya foi levado de Jagannatha Puri no estado de Orissa para Sri Kurman em Andra por Garuda por ordem de Sri Jagannatha, chegando na cidade ele viu que estavam adorando a sila de Kurma como uma linga de Shiva, após arrumar o engano, fez com que fosse instituída uma grande adoração a Sri Vishnu como Kurmadeva no local.
O templo fica numa cidade pequena e isolada pouquíssima conhecida por ocidentais, tem fundações que datam do ano de 200 D.C. e o templo atual tem cerca de 700 anos. A Deidade de Kurma é auto-manifesta e tem cerca de 70 cm de comprimento e está no chão e são como um casco e a cabeça de uma tartaruga. No Garbha-griha ou sala do altar a deidade de Kurma é ladeada por deidades de Sita, Rama e Lakshmana e do outro lado por Govindaraja (Krishna) Rukmini e Satyabhama.
O templo é uma mistura do estilo dos estados de Orissa e Drávida do sul, está as margens de um lago chamado Swatha Puskarini e é voltado como costume para o leste, mais a deidade de Kurmadeva está voltada para o oeste. A razão disso se deve a um grande devoto vaishnava chamado Bilvamangala Thakura autor do Krishna-karnamrita, orou com tanta sinceridade e devoção encostado na parede oeste, contraria a entrada, que a deidade de Kurma voltou a cabeça para olhar para Seu devoto.
Bilvamangala Thakura foi enterrado num templo dedicado a ele dentro do complexo e a sua deidade tem quatro braços (por ele ser um associado de Vishnu e habitante de Vaikuntha , a morada de Vishnu).
O maior festival do templo acontece por meados de Fevereiro, o local foi visitado por Sri Chaitanya Mahaprabhu em Sua viajem pela Índia.
No templo também existe um altar dedicado a Yogananda Narasimham, e é cuidado por vaishnavas da linha de Madhwacarya.

2 comentários:

  1. Olá. estou a fazer um trabalho sobre o hinduismo e precisava de ajuda. Será que me podes ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Sim com maior prazer!!! entre em contato no e mail ou msn arjunaji@hotmail.com

    ResponderExcluir