segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

O Puja

















O puja é a quintessência dos processos devocionais de adoração no hinduismo atual, a palavra puja pode ser traduzida como “adoração” ou “reverencia”, as primeiras e mais antigas menções do rito são encontrados no Grhya Sutras textos védicos referentes aos rituais domésticos e a recepção honrosa dada aos convidados como brahmanas e reis, por exemplo.

Esta tradição veio de certa forma substituir o mais antigo e comum yajna ou homa, cerimônia onde os devas são adorados através de oferendas ao fogo sagrado, muito impulsionadas pela bhakti ou devoção o devapuja ou puja para os devas é um processo mais intimo através do qual o devoto, e não somente os brahmanas, prestam serviços e fazem oferendas as suas deidades adoradas. No puja a deidade adorada e convidada a vir perante o adorador como um convidado e através de uma representação da deidade seja uma murthi ou escultura (em pedra, metal, argila, grãos, jóias ou pintura) ou por um símbolo (Silas, lingam ou tridente) ou por meio de um Yantra (“ferramenta” um gráfico geométrico que representa a deidade), e uma vez instalada como os rituais corretos é o meio pelo qual o adorador e a deidade adorada estabelecem um relacionamento através da adoração reverencial do devoto, como são convidados às deidades uma vez instaladas nos templos ou residências são adorados como hospedes especiais para quem são oferecidos todos os objetos necessários para o seu bem estar de roupas e jóias ate alimentos, perfumes e entretenimentos.













Existem inúmeras maneiras de se fazer o puja que vão variar com a filiação religiosa e com os meios que possui o adorador o que pode ir desde uma simples oferenda de uma flor e água até rituais elaborados que duram vários dias e contam até com a participação de músicos e dançarinos profissionais, os pujas podem ser ainda divididos nas categorias de nityapuja, ou puja diários feito em templos e residências como parte da pratica (sadhana) diário do devoto, naimittika puja ou puja ocasional como algumas festas anuais e por ultimo o kamya puja quando se quer obter algo em especial e recorre-se a uma adoração sem precisar ser em data especifica.









Os pujas, como ditos anteriormente, podem ser feitos de varias formas mas tem em comum vários aspectos, são divididas em partes ou atos chamados upacharas que também serve para nomear as oferendas usadas que vão em geral de 2 a 64, alem disso e esperado daquele que faz o puja o cumprimento certas regras de pureza como limpeza do corpo, através de banho e purificação com mantras, quando não possível banho físico com água pelo menos a aspersão de algumas gotas sobre o corpo, alem do usos de roupas limpas e outras forma de purificaão ritual (tilaka, nyasas, etc.) após este processo também conhecido como achamania o praticante deve arranjar os ingredientes necessários a adoração que pretende fazer e perante a imagem ou símbolo da deidade começar o ritual em regras gerais descreverei os mais comuns atos do ritual.











Avahara = ou convite para a deidade aceitar o ritual e se manifestar através da imagem ou símbolo 9as vezes não praticados em templos ou residências onde as deidades já “habitem”por tempo integral como na Salagrama Sila de Vishnu por exemplo.

Asana = oferecimento de um assento a deidade convidada.

Svagata = saudação a deidade por meio de orações ou mantras.

Padya = lavagem dos pés da deidade (e um convidado que acabou de chegar de longe né).

Arghya = oferecimento de água para lavagem da boca e mãos.

Achamanya = oferecimento de água para “purificação” ou.

Madhuparka = oferecimento de uma bebida bem doce e refrescante feito de iogurte, leite, ghee e mel.

Abhisheka = banho da deidade.

Vastra = roupas para a deidade.

Alankara = adornos para a deidade.

Gandha = perfumes são oferecidos.

Nayvedia= oferecimento de alimentos (bogha ou Anna em sânscrito).

Após isso é feita uma parte importante da cerimônia chamada arati que é o oferecimento de:

Dhupa = incenso.

Dipa = lamparina que é junto com a devoção e o amor a principal oferenda, pois representa nosso próprio eu ou consciência.

Pushpa = flores.

Dependendo dos meios são também oferecidos abanos e um espanta-moscas chamado chamara que junto com o para-sol (chatra) e o trono (sana ou simhasana) são símbolos de realeza e poder.

Após isso é oferecido namskaram ou prostrações de reverência e quando for o caso visarjana quando pede-se para a deidade ir embora.









Através do puja o devoto entra em contado visual e sensorial com o divino através da deidade, pois todos os sentidos são utilizados, pois se obtém o darshana (quando se vê e é visto pela deidade) toca-se, cheira-se incensos e perfumes alem das flores oferecidas, ouve-se os mantras e orações e através da benção da deidade obtém-se sua prasada principalmente na forma dos alimentos oferecidos que após serem consumidos pela deidade é dividido entre os fies da residência ou templo.

O puja é uma experiência espiritual das mais elevadas, pois quando praticado sinceramente cria um relacionamento de amor entre o adorador e a deidade adorada, relacionamento este que é um dos aspectos mais maravilhosos da religião dos Vedas, ao qual eu tanto me orgulho de pertencer.

Por experiência própria tenham um altar em casa e façam puja regularmente verão que o divino esta bem mais próximo que vocês pensam. Nas fotos varias imagens de pujas tanto em templos quanto em residências.

Um comentário: