segunda-feira, 24 de agosto de 2009

O altar doméstico.

Oferendas para meu altar, Sri Dolay (Krishna), visão geral do altar, Sri Pashupati (Shiva Linga), Srimati Durga Devi.






























Na tradição védica o templo geralmente não é visto como um local de congregação de fies e sim como a casa da divindade, as pessoas não precisam necessariamente ir sempre ao templo e também nem todos os festivais são observados nos templos importantes festivais são realizados em âmbito familiar e como o relacionamento com o divino deve ser um exercício diário é fundamental para o lar e famílias hindus um local de adoração, um altar domestico (comum a todas as civilizações antigas) em que a família se reúne diariamente em devoção as divindades que regem a família.
Na tradição védica geralmente mais de uma deidade é adorada nestes altares domésticos e são geralmente divididas em três grupos:
- Gramadevata- é uma deidade geralmente feminina que protege a região geográfica onde mora a família ou o clã, por este motivo ela deve receber adoração. Ex; vrinda Devi em Vrindavana, Paudra Maya em Maypur, Mumba Devi em Mumbai, etc. (Athena em Atenas, Roma em Roma, etc.).
-Kuladevata – a deidade da família que é adorada por inúmeras gerações e é como a cola que mantém juntos os laços familiares, algumas famílias são ligadas a templos que elas constroem para a deidade da família, e os membros independente de onde morem fazem visitas regulares ao local onde se encontra a divindade da família, as vezes quando estes membros vão morar em locais distantes ou outros paises eles levam um pote de água (kumbha) investido com o poder (shakti) da deidade familiar para ser adorado em suas próprias residências onde pode continuar a ser adorado nesta forma ou instalado em uma imagem nova da mesma deidade como sua representante, esta identificação é tão grande na Índia se mesmo que alguém nasça em Delhi por exemplo ao ser perguntada qual seu lugar de origem ela citará o local onde está a deidade da família como local de nascimento.
-Ishtadevata- o ishtadevata é o mais importante destas divisões, é a deidade escolhida individualmente por cada membro da família , muitas vezes o ishtadevata e o kuladevata são os mesmos pois a pessoa já está acostumada com sua adoração e já é ligada em devoção a deidade. A escolha da deidade é individual e muitíssimo respeitada, por exemplo ao casar uma nova esposa deve adorar a deidade da família do marido mais traz consigo sua deidade de devoção pessoal e esta também se juntará ao altar da família.
No altar doméstico o Kuladevata tem proeminência e geralmente recebe o local mais importante no altar e as outras deidades são colocadas ao seu redor.
Todas as residências hindus tem seu altar conhecidos hoje como sala de Puja, que pode ser desde alguns pôsteres em uma parede na cozinha até cômodos separados para este fim( nos edifícios e residências novas eles já vem na planta) e famílias ricas ou aristocráticas podem ter até templos particulares.
Não importa que seja uma foto de calendário de uma mercearia ou uma imagem em bronze feita por um artista clássico a devoção é a mesma, acorda-se cedo é feito oferenda de alimentos, incensos, fogo, flores, etc.
O altar residencial geralmente é cuidado pela matriarca da família, mas todos na casa ajudam neste empreendimento, geralmente é um local onde poucas pessoas têm acesso geralmente só os membros da família, pois, ali reside o verdadeiro (ou verdadeira) dono(na) da casa e também a fonte do poder e felicidade da família.
Ter um altar em casa e cuidar bem dele é de uma enorme serventia pra se elevar espiritualmente, aumenta nosso contato com o divino e não nos deixa esquecer de Deus, pois ele será um hospede perene em nossa casa e encherá nossa casa e nossa vida de felicidade.
No meu altar estão como deidade principal Sri Navaneethana Krishna (Krishna que dança com a manteiga) que eu chamo de Dolay (um apelido de Krishna), Sri Pashupati (senhor Shiva como Senhor dos Animais), Sri Vishnu Durgai (Srimati Durga devi como Yogamaia, energia externa de Vishnu) alem de Ganeshaji, Garuda, Nandi e as fotos de meu Guru (Sri Jayapataka Swami) e Srila Prabhupada. Fotos do meu altar acima além de fotos de altares de outras residências na Índia abaixo.

2 comentários:

  1. Eu conheço algumas dessas fotos.

    Jr

    ResponderExcluir
  2. Amei como explicou sobre a divisão das deidades... Muito interessante e começarei a aplicar em casa, já que casarei em fevereiro... Obrigada...

    Se puder, visite meu blog: www.radharaman.com.br/wordpress/

    ResponderExcluir