segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Sri Bhudanilkantha Narayana.

























O Senhor Vishnu tem inúmeras deidades famosas algumas muito conhecidas outra nem tanto, no Nepal a mais famosa das deidades é Sri Bhudanilkantha uma deidade auto-manifesta do Senhor como Narayana “Aquele que se deita sobre as águas”.
No sopé das montanhas de Shivapuri sete quilometros ao norte de Kathmandu em uma vila batizada também de Bhudanilkantha em honra a deidade, esta localizado esta deidade de 5 metros de comprimento deitadas sobre Ananta- Sesha em um pequeno tanque preenchido por uma nascente local.
O templo é considerado um dos principais templos Vaishnavas do país e a deidade é também umas das mais lindas e imponentes em todo o mundo, o templo em si é muito simples e a deidade fica ao ar livre coberta com um dossel de tecido colorido e cuidada por brahmanas crianças que a banham e fazem oferendas diárias, o povo em geral pode encostar em Seus pés de lótus e fazer-Lhe oferendas de sindhur (vermelhão), arroz, frutas, leite e flores.
Diz uma historia local que os antigos reis do Nepal( que é uma republica desde maio de 2008) não poderiam jamais ter o Darshana (ver a deidade) pois se o fizessem morreriam imediatamente.
A deidade ficou durante séculos perdida enterrada no local e esquecida até um antigo Rei ter um sonho com a mesma pedindo para que Ele fosse desenterrado e adorado e também alertou o rei sobre a maldição, o rei sabendo da importância da deidade após desenterrá-la e mandar continuar o culto fez um canal que levava a água do local sagrado que tocava na deidade até o palácio real, a vários quilômetros do local, onde o rei usava-a para se purificar.
A deidade esta dormindo olhando para o céu tranquilamente com as pernas cruzadas e com quatro braços carregando Suas armas com Ananta Sesha , a serpente do infinito, servindo-lhe como cama com seus anéis.
O templo recebe grande número de adoradores nos dias de Ekadasi, sagrados a Sri Vishnu, os budistam também adoram a deidade em grande número principalmente no festival de naga pachami dedicado às serpentes. O templo da ISKCON fica muito próximo ao templo de Sri Budhanilkantha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário