quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

संस्कृतम् Sânscrito a língua divina.


Rig Veda


O sânscrito ou samskrta é a língua franca do hínduismo além de muito utilizada no budismo também, seu nome significa algo como"norma culta" em oposição ao prakta dialétos falados pelas castas mais baixa na ìndia antiga.
Está incluso no ramo de línguas Indo-européias e é muito parecido com línguas antigas da Pérsia como o Avestam.
O mais antigo exemplo desta língua preservado é o Rg Veda ( o mais antigo dos textos sagrados conhecidos no mundo, e mais antigo entre os 4 Vedas ou livros do conhecimento) que é conhecida por estudiosos como pré-clássico ou védico com muita coisa em comum com o sânscrito clássico que aparece nos Puranas ( “antigos” que narram a história dos Deuses e seus devotos) mas com gramática, fonologia, sintaxe e vocabulário diferente.
Depois disso vem o período do sânscrito clássico que foi codificado por Panini no começo da era comum em um texto chamado Astādhyāyī ou Oito capítulos da gramática.
O sânscrito é ainda hoje uma das línguas oficiais da Índia e falada por 49,736 pessoas na grande maioria brahmanas usado nos rituais e orações, onde é fundamental haver a pronuncia super correta o que leva a anos de estudos intensos por parte dos sacerdotes, e também na musica clássica onde ainda influencia muitos paises do sul e sudeste asiático onde foram encontrados inúmeras inscrições em sânscrito em templos e memoriais a reis e Deuses.
Alem disso o Rig Veda cita Vac ou palavra sagrada personificada como uma Deusa (Saraswati) de onde vemos a importancia dos mantras falados na visão cosmológica védica, pois por meio dos rituais e orações a ordem do mundo (chamado em sãnscrito Rtaa) é mantida.
O sânscrito é escrito na Índia no alfabeto Devanagari देवनागरी ou “divina escrita urbana” com 49 letras mais caracteres especiais ainda em voga como no hindi por exemplo
















Devi-mahatmya em folha de palmeira.

7 comentários:

  1. estou a procura de uma oração de proteção em sânscrito , será que vc poderia me ajudar? conhece alguma??

    ResponderExcluir
  2. SIM CONHEÇO VARIOS ENTRE EM CONTATO NO ARJUNAJI@HOTMAIL.COM ABRAÇO

    ResponderExcluir
  3. Você podia colocar a referencia bibliográfica das informações acima, incluindo os textos em sanscrito?
    Se puder, agradeço.

    A interface de seu blog está linda!!! Parabés pela criatividade.

    ResponderExcluir
  4. Nossa na verdade foi feita um consulta em varios livros e sites, o wikipedia por exemplo, e livros como o Dictionary of Hindu Lore and Legend de Anna L. Dallapicola, consulta a amigos que cursaram sanscrito na USP (Universidade de São Paulo)e a parte que fala sobre Saraswati em livros como Hindu Goddess: vision of divine feminine in the hindu religious tradition de David Kinsley e Ritual Art of India de Ajit Mookerjee, na maior parte faço uma leitura e um resumo geral de algo que venha a minha mente.

    ResponderExcluir
  5. Olá... estou procurando alguma oração de proteção em sânscrito, você poderia me ajudar?
    Parabéns pelo blog, tem muitas informações interessantes.
    Fico no aguardo.
    Obrigada.
    Att,
    Stéphanie

    ResponderExcluir
  6. Olá gostaria muito de alguma oração de proteção para fazer uma tattoo ... adicionei vc no msn o meu é julorenzoni@hotmail.com
    Espero contato!
    Grata!
    Júlia

    ResponderExcluir
  7. Ola Julia, com certeza Arjuna vai te informar que o Maha Mantra Hare Krsna é o maior dos mantas de proteção, porque limpa seu coração de vidas e vidas de miseria absoluta
    Hare Krsna

    ResponderExcluir