segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Angkor




Algumas pessoas me chamaram de anti-nacionalista por que achei absurdo o Cristo Redentor ter ganhado como maravilha do mundo ao invés de Angkor no atual Camboja.
Angkor era a capital do antigo imperio Khmer uma das maiores civilizações do sudeste asiático, a história da cidade em sí começa por volta do ano 800 d.C com a idependencia do reino de Kambujadesa do reino hindu de Java por Jayavarman II que se declarou o primeiro Devaraja ou rei-divino e como representante de Shiva.
Cada devaraja que ascendia ao trono deveria construir um templo onde instalaria uma Linga de Shiva que tambem representava o próprio rei , estes templos eram minhaturas do cosmo védico em forma de montanha divinas como por exemplo Kailasha a morada de Shiva, eram cercados por muros e espelhos de água que representavam as montanhas e os mares ao redor de Jambudwipa ou o mundo e no centro a montanha divina e no interior dela a divindade ( Geralmente Shiva mais algumas vezes Vishnu).
O mais célebre destes templos e também o maior é o que chamamos hoje de Angkor Wat, dedicado a Sri Vishnu, tem o nome de Vrah Vishnuloka e fica onde outrora fora centro de uma imenso complexo de palacios , bibliotécas e monastérios.
Todo o complexo de templos em ruinas cobre hoje uma área de 400 km quadrados nas margens do grande lago Tonlé Sap alimentado pelas águas do rio Mekong.
Outro maravilha da cidade é seu sistema hidráulico composto por uma extensa rede de canais e lagos artificias tanto com função de transporte como ornamentais, e o mais incrivel que nos rios das colinas no norte da cidade o leito dos rios era totalmente esvulpido com Lingas e imagens de divindades submersas para que a água ao entram em contato com as imagens se purificasse para então poder ser utilizada pelos cidadãos.
O império Khmer no seu alge ocupou o que hoje é o Camboja regiões da Tailandia, Laos e sul do Viêtnã e teve seu fim no ano de 1431 com a invasão dos Thai.

Um comentário:

  1. essas eleições de maravilha do mundo são totalmente politicas... nem tem comparação a beleza de Angkor com o Cristo, mas são tantos interesses por trás dessas coisas, é uma pena mesmo!

    ResponderExcluir