sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tirumangai Alvar திருமங்கை அல்வார்


Tirumangai é um santo Vaishnava pouco conhecido aqui no Brasil, ele é um dos 12 Alvars (imersos ou perdidos “em Deus” na língua tamil) que viveram no sul da Índia na antiguidade e no começo da era cristã.
Nos primeiros anos de sua vida ele era um homem da espada,um ladrão que não tinha o mínimo envolvimento no culto a Sri Vishnu, mas a coisa mudou quando ele se apaixonou por uma jovem chamada Kumudavalli, quando ele pediu sua mão em casamento louco por desejos diferentes da devoção em vez dela pedir um anel de diamante ou uma pulseira de ouro como seria esperado na Índia ela pediu que para aceita-lo como esposos ele deveria usar a tilaka vaishnava e alimentar 1008 vaishnavas todos os dias por um ano inteiro.
Então o que começou como um desejo por prazer carnal acabou como um serviço devocional pelo qual Tirumangai tomou gosto, após anos fazendo isso ele gastou todo seu dinheiro, o que o impossibilitou de continuar com seu serviço, assim os devotos deixaram de freqüentar sua casa o que o deixou desesperado pois queria as bênçãos dos vaishnavas em sua casa.
Em desespero e com ir dos ricos que andavam ostentando jóias caras, ele passou a roubar e com o dinheiro voltou a alimentar vaishnavas e os pobres como um Robbin Wood da Índia.
Vendo sua devoção o Senhor Vishnu decidiu acabar com a vida de ladrão de Tirumangai, então o Senhor e Sua consorte Lakshmi tomaram a forma de um casal recém casado com jóias principescas e apareceram no caminho de Tirumangai que os assaltou e começou a retirar todas as suas jóias por último ele ficou interessado em um belo anel do dedo do pé do jovem e tentou tira-lo mais não conseguiu forçouentão e assim numa tentativa sem querer encostou com a cabeça no pé do rapaz, quando isto aconteceu ele ficou impressionado pela beleza dos pés do rapaz e então realizou a verdadeira natureza do casal que manifestou sua verdadeira forma perante o atônito Tirumangai que em êxtase recebeu o mantra OM NAMOH NARAYANAYA do próprio Sri Vishnu e imediatamente Tirumangai começou a recitar o um poema que ficou conhecido como Periya Tirumozi ou Grande Divino Poema que cosite de 1084 versos onde Tirumangai começa adorando a Vishnu e depois falando de como todos podem se salvra e se criticando pela viloencia que causava em sua vida quando jovem e pela sua busca de prazeres mundanos e com o ele alcançou o estado de alegria espiritual em conseqüência de sua devoção a Vishnu.
Tirumangai também é responsável pelo inicio da construção do templo de Sri Ranganatha em Sri Rangam hoje o maior templo do mundo, mais isto já é outra historia rs.
Nas fotos deidades de Turumangai e Kumudavalli do templo de Sri Rangam

Um comentário:

  1. Poxa, muito bom o post... eu mesmo conhecia muito pouco sobre este ilustre devoto. Na verdade tudo que sei foi você mesmo quem contou em algumas conversas no Templo.

    Obrigado.

    Seu servo,

    Sri Vraja Sundar das - PGS

    ResponderExcluir