segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Um Deus ou muitos Deuses?






Geralmente as pessos crêm que o hinduísmo é uma religião politeísta com minhares de divindades sem qualquer ordem, mas seus seguidores sabem que não é nada disso.
O que chamamos devas देव, que geralmente se traduz como "deus" mas na verdade significa brilhante, são num grande número que as escrituras contam como 33 milhões, mas que na verdade tem o culto restrito a um número muito pequeno.
De forma geral os seguidores da religião védica vêem Deus sob dois aspectos e sobre 3 divisões principais (apesar de haver outras) dentro das tradiçoes estabelecidas.
Ou o adpto vê Deus de forma pessoal que grandes sábios como Ramanuja , Madhwa e outros concordam ser a pessoa de Sri Vishnu ou Krishna ( o que é meu caso por exemplo) ou vêem o Supremo como impessoal (Brahmam) de quem acreditam ser todos os devas manifestações de Suas diferentes energias.
Das tres principais correntes hindus (vaishnavas = devotos de Vishnu, shaivas=devotos de Shiva e shaktas=devotos de Shakti as Deusas ou energia), o vaishnavismo considera Vishnu como Supremo e os outros devas como subordinados a Ele ou como em alguns casos energia Dele.
Os devotos do Senhor Shiva os consideram como o Supremo da mesma forma que os devotos de Devi, mas geralmente estes crêem que no fundo a verdade absoluta é impessoal.
Ou seja de uma forma ou de outra os seguidores dos Vedas acredita apenas em UMA divindade suprema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário