sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Murugan முருகன்

Murugan Valli Devasena


Templo Tiruchendur




Murugan Batu caves







Batu Caves




Murugan ou Skanda ou Karttikeya ou Subramaniam, é o deus da guerra e filho de Shiva, apesar de conhecido por todos hindus tem seu culto mais forte no Sul da Índia, principalmente entre os tamis (povo de lingua tamil de Tamil Nadu, Sri Lanka, Mauricios e Sudeste Asiático).
Irmão mais jovem de Ganesha é sempre jovem e monta o pavão. Tem como arma principal e símbolo um Vel ou lança.
A história do seu nascimento é interessante, após a morte de Sati ,Shiva foi para Kailasha meditar e ficou imóvel (Sthanu um dos nome s de Shiva) por muitos anos, neste período Sati renasceu como filha do deus dos Himalayas Himavan, e por isso foi chamada de Parvati ou filha da montanha.
Nesta época apareceu um demônio chamado Taraka que só poderia ser morto por um filho de Shiva, mas Shiva não queria saber de nada nem ninguém e Parvati tentava de toda forma chamar Sua atenção. Então os deva decidiram pedir a ajuda de Kamadeva (o deus do “amor”) e este atirou uma flecha em Shiva que estava sentado em meditação para que Shiva se apaixonasse por Parvati, mas quando a flecha atingiu seu alvo Shiva apenas abriu seu terceiro olho e reduziu Kamadeva a cinzas.
Após muita devoção e penitencias Parvati conseguiu atrair a atenção de Shiva. E o divino casal começou o jogo de amor de durou muitos anos e os devas diziam:”Se não quebrarmos a concentração de Shiva ele nunca soltará sua semente para que nasça um filho”, assim Indra tomou a forma de um pombo e voou entre o casal quebrando a concentração do grande Deus e fazendo com que Shiva soltasse sua semente que era toa quente que nem Agni, o deus do fogo, conseguia carregar.
Ganga (a Deusa do Ganges) então pegou o sêmen de Shiva em suas águas e o levou até o foz do Ganges e o dividiu por seis canais de onde surgiram seis crianças que foram retiradas da água e alimentadas pelas Krittika( as estrelas Pleiades) de onde vem o nome Karttikeya que depois foram unidas por Parvati em uma criança de seis cabeças.
Murugan cresceu e se tornou o general dos devas que com seus exércitos conseguiram a vitória sobre o demônio Taraka e seus exércitos, os lugares onde Murugan conseguiu batalhas votoriosas foram: Tiruttanikai, Swamimalai, Tiruvavinankudi (Palani), Pazhamudirsolai, Tirupparamkunram and Tiruchendur.E ate hoje estes locais são chamados Arupadai Veedu ou campos de batalha do senhor.
Murugan tem duas esposas Valli filha de um chefe tribal e tribal e Devasena filha de Indra, o principal festival festejado em seu nome é o Thaipusam que comemora o dia em que ele ganhou o Vel de sua mãe Parvati e venceu os demônios, os devotops de Murugan costumam fazer penitencia e perfuram seu corpo neste dia levados por ondas de êxtase, não sentem dor nem tem sangramentos!!!.
Krishna cita no Gita (cap. 10 verso 24) que “entre os generais sou Skanda , o senhor da guerra”.
A maioria dos templos dedicados a ele na Índia esta no sul, e em Sri lanka ele e adorado tanto por hindus quanto budistas principalmente no templo de Kataragama, outro local muito importante do culto de Murugan e o templo de Batu Caves na Malasya onde existe a maior murthi (imagem) de murugan com 42,7m e onde o festival the Thaipusam atrai mais de 300,000 pessoas!!!.

dur

Um comentário:

  1. Quanta informação caraaa! parabéns, espero que o blog continue assim! unico lugar em que achei informaçoes validas da Karttikeya! abraço!

    ResponderExcluir