quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Sri Harihara श्री हरिहर


Harihara é o nome dado a uma forma única de Vishnu (Hari ) e Shiva (Hara) combinados, também chamado Shankaranarayana adorado como Senhor Supremo tanto por vaishnavas (devotos de Vishnu) quanto por shaivas (devotos de Shiva).
Apesar de filosoficamente as duas correntes não concordarem em muita coisa perante a deidade de Harihara as diferenças são esquecidas.
Os shaivas costuman dizer que “Sivasya hridayam vishnur-vishnoscha hridayam sivah” Vishnu é o coração de Shiva da mesma forma que Shiva é o coração de Vishnu.
Já os vaishnavas, que não adoram ninguém a não ser formas de Vishnu, aceitam o unidade das duas polaridades tão diferentes ( manutenção de Vishnu e destruição de Shiva).
Na sampradaya (corrente filosófica) que eu sigo por exemplo Srila Prabhupada o fundador da ISKCON descreve no livro “Ensinamentos do Senhor Caitanya , cap. 8 “:
“Similarmente, expandindo a Si próprio como o Senhor Shiva, o Senhor Supremo é empregado quando há uma necessidade de destruir o Universo, O Senhor Shiva em associação com Maya, tem muitas formas, geralmente enumeradas como onze. O senhor Shiva não é uma das entidades vivas; Ele é,mais ou menos , o próprio Krishna. O exemplo de leite e iogurte muitas vezes é dado neste sentido – o iogurte é uma preparação de leite, mas ainda assim o iogurte não pode ser usado como leite. Semelhantemente o Senhor Shiva é uma expansão de Krishna, mas ele não pode atuar como Krishna... A diferença essencial é que o Senhor Shiva tem uma conexão com a natureza material, mas Vishnu ou o Senhor Krishna não têm nada a ver com a natureza material”
É ai tiramos a complexidade da posição de Shiva em qualquer tradição védica.
Ao que sei poucas deidades de Harihara são adoradas na Índia hoje, sei apenas de quatro (se alguém souber de mais me avise e mande foto, please) uma na Bengala em Mayapur (Harihara Ksetra), uma em Bihar, e duas no sul da Índia.
O culto de Harihara era muito forte no sudeste asiático principalmente no Império Khmer entre os séculos VIII a XIV.
Sobre a deidade de Harihara de Mayapur na bengala sei algo interessante, Ela era feita de uma pedra rara e o Seu templo não tinha condições de protegê-la o que ocorreu foi que a deidade foi roubada mais depois recuperada então Ela foi parar na cadeia, onde passou oito meses , neste período os devotos da ISKCON (entre eles Jayapataka Swami e Nitay Parasad Prabhu) contataram a policia com o desejo de soltar a deidade, na condição de que um belo templo fosse feito para ela.
Então com fundos da Bhaktivedanta Charity Trust o templo antigo foi restaurado e ampliado para dar a segurança necessária para a deidade.
Então no auspicioso dia de vasantha pachami a deidade foi liberada e teve um belo abhiseka (banho com varias substancias) e voltou para Seu templo restaurado e seguro na companhia de suas esposas Lakshimi e Parvati.





2 comentários:

  1. A posição do Senhor Shiva é única no universo, como é explicada no Sri Brahma Samhita 5.45 e nos significados de Srila Bhaktiveddhanta Saraswati Goswami (mestre de Srila Prabhupada):
    “kshiram yatha dadhi vikara-visesha-yogat
    sanjayate na hi tatah prithag asti hetoh
    yah sambhutam api tatha samupaiti karyad
    govindam adi-purusham tam aham bhajami
    Assim como o leite é transformado em coalhada pela ação de ácidos, não obstante a coalhada não é igual, nem diferente de, a sua causa, o leite, portanto adoro o Senhor Primordial Govinda que no estado de Sambhu (Shiva) é uma transformação da realização do trabalho da destruição.”
    No significado Srila Bhaktisiddhanta diz:
    “Shambu não é um segundo Deus ou outro senão Krishna. Aquele que mantem tal sentimento discriminante, cometem uma grande ofensa contra o Senhor Supremo. A supremacia de Shambhu é subserviente à de Govinda; logo, eles na realidade não são diferentes um do outro.”

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  2. A posição do Senhor Shiva é única no universo, como é explicada no Sri Brahma Samhita 5.45 e nos significados de Srila Bhaktiveddhanta Saraswati Goswami (mestre de Srila Prabhupada):
    “kshiram yatha dadhi vikara-visesha-yogat
    sanjayate na hi tatah prithag asti hetoh
    yah sambhutam api tatha samupaiti karyad
    govindam adi-purusham tam aham bhajami
    Assim como o leite é transformado em coalhada pela ação de ácidos, não obstante a coalhada não é igual, nem diferente de, a sua causa, o leite, portanto adoro o Senhor Primordial Govinda que no estado de Sambhu (Shiva) é uma transformação da realização do trabalho da destruição.”
    No significado Srila Bhaktisiddhanta diz:
    “Shambu não é um segundo Deus ou outro senão Krishna. Aquele que mantem tal sentimento discriminante, cometem uma grande ofensa contra o Senhor Supremo. A supremacia de Shambhu é subserviente à de Govinda; logo, eles na realidade não são diferentes um do outro.”
    seu servo
    mahadeva sambho das

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