terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Bhutas e amiguinhos

Bhutakola em Karnathaka




Fantasmas na cultura védica são pessoas que morreram de uma morte não natural de forma violenta quer por suicídio, acidente ou assasinato ou não teve um ritual fúnebre apropriado e ainda continuam com desejos e apegos e não são levadas a Yamapuri ou a cidade de Yamaraja o deus da morte, estes espíritos são classificados em três classes:
Bhutas - que morreram violentamente e não tiveram funeral.
Preeta - que significa literalmente “morto”, são espíritos de pessoas anteriormente aos rituais fúnebres e de pessoas deformadas ou ainda de tiveram partes do corpo destruídas, além de crianças que morrem prematuras e não tiveram os rituais (sanskaras) feitos antes de seu nascimento, os preetas não são necessariamente malignos só pedem ajuda.
Pishacha - são fantasmas demoníacos de pessoas de vida viciosa ou ruins como alcoólatras, criminosos e pessoas que ficam insanas, alguns podem se tornar bons e tentar ajudar os vivos mais geralmente tornam-se maléficos.
Todas as classes acima preferem locais de energia constante para viverem casas antigas, escolas, hospitais, cemitérios, e figueiras são os locai preferidos para viverem.
Acredita-se que uma pessoa seja perseguida ou possuída por um destes espíritos deve procurar ajuda profissional, pois eles podem trazer doenças, alteração de humor, infelicidade, depressão ou até a morte. Os fantasmas podem penetrar por qualquer um dos nove orifícios do corpo.
Nesse caso um exorcista deve fazer rituais para livrara a pessoa do espírito, se for possível deve tentar descobrir quem é e o que deseja, é muito comum serem pessoas da família da vitima que não tiveram funerais dignos, e geralmente por realizar este ritos a pessoa se livra dos fantasmas, também é indicado a pessoa fazer peregrinações em locais sagrados.
È pratica comum entre os hindus o uso de talismãs e o cantar de certos mantras chamados kavachas (escudos) como proteção contra estes seres.
Alguns bhutas são adorados por certas comunidades como os que aparecem nas fotos no sul da Índia principalmente em Karnathaka e Kerala, este culto se chama Bhutakola.
As deidades mais indicadas para tratarem dos Bhutas são Shiva (Bhuteswara Senhor dos Bhutas), Devi e Hanuman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário