sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Sri Nityananda Rama Prabhu


Amanhã (07/02/2007) os Gaudiyas Vaishnavas (meu caso) comemoram o 533º aniversario do aparecimento da Suprema Personalidade de Deus Sri Nityananda Rama Prabhu, encarnação de Sri Balarama o irmão mais velho de Sri Krishna e personificação de toda misericórdia que pode ser concedida ao mundo!!!!
Sri Nitay (apelido de Nityananda) nasceu na vila de Ekachakra (já postado anteriormente neste blog) em radhadesha no estado da Bengala Ocidental como filho de uma brahmana de nome Hadai Pandita e Padmavati Mataji.
Desde sua juventude além de ser um grande cantor de bhajans (musica devocional a Krishna), Sri Nitay gostava de encenar os passatempos de Rama com os outros garotos de Ekachakra onde sempre fazia o papel de Lakshmana (irmão de Rama)e mergulhava os habitantes de Ekachakra em amor por Deus.
Aos 13 anos um brahmana peregrino chamado Lakshimipati Tirtha e se hospedou na casa do pai de Sri Nitay que ofereceu o que o brahmana desejasse, este pediu a companhia de Nitay em sua peregrinação pelos locais sagrados. Sem poder negar o pedido Hadai Pandita entregou seu filho como companhia a Lakshimipati que viajou com Nitay por 20 anos por toda a Índia.
Neste período Nityananda foi iniciado por Lakshimipati e teve associação com Madhavendra Puri, que iniciou entre outros Advaita Acarya e Isvara Puri,mestre de Sri Caitanya Mahaprabhu,(que não é outro senão Krishna) com que Nitay veio a se encontrar em 1506 aos 36 anos de idade.Apos este incidente Nitay passou a pregar por toda a Bengala, Bihar e Orissa onde aconteceram incidentes marcantes como a historia de Jagai e Madhai. Após este período pelo pedido de Sri Caitanya,sri Nitay retorna para a Bengala e larga a possição de avadhuta para se tornar um chefe-de-familia se casando com Jahnavi Devi e Vasudha e tem um filho chamado Virchandara e uma filha de nome Gangadevi, até hoje os descendentes de Nityananda Vivem na Bengala e estão na 14º geração com Sri Premgopal Goswami.
Muito poderia escrever sobre os inúmeros passatempos de Nityananda mas iria ficar por demais comprido este post, então acabaremos dizendo que após o fim de seus passatempos nesta terra se fundindo na deidade de Krishna conhecida como Bankim Ray numa vila próximo a Ekachakra, deixando o movimento de Sankirthana sob os cuidados de sua esposa Jahnavidevi.de onde floresce desde então.

akrodha paramananda nityananda raya
abhimana sunya nitai nagare bedaya
”O nobre Nityananda Prabhu, nunca era irado, por Ele ser a personificação da Suprema bem-aventurança transcendental. Destituído de todo falso ego, Nitay andava pela cidade.” Akrodha Paramananda por Locana dasa Thakura, verso 1


casamento de Nityananda e Jahnavidevi





Decimo quarto descendente de Sri Nityananda Sri Premgopal Goswami

Nenhum comentário:

Postar um comentário