terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Vithoba Krishna










Vitthoba विठोबा Vitthala विठ्ठल, Panduranga são nomes de uma importante deidade de Krshna localizada no estado do Maharastra no Oeste da Índia.
A deidade está localizada na cidade de Pandharpur as margens do rio Bhima também chamado Chandrabanga na região.
A história de Vittala é contada no Padma Purana e também citado no Skanda Purana.
De acordo com o passatempo após uma cerimônia religiosa próximo a Dwaraka (a capital de Krishna no noroeste da Índia), Krishna se encontrou com as gopis após muitos anos de separação e com Srimati Radha junto com Suas rainhas que não foram devidamente recebidas pelas gopis.
Rukmini, a principal rainha de Krishna, após o incidente sentiu-se ofendida e partiu de Dwaraka indo parar em uma floresta próximo de onde morava um devoto chamado Pundarika que vivia a cuidar de seus pais idosos.
Krishna ao notar que sua rainha o havia abandonado foi à seu encontro e após muita, mas muita conversa conseguiu convencer Rukmini e reconcilhiaram-se.
Ambos então decidiram visitar o devoto Pundarika que estava muito ocupado , ao ver Krisna e Rukmini na porta de sua casa Pundarika que não podia enterromper o serviço a seus parentes colocou tijolos no chão pois não tinha mais nada a oferecer na pressa e pediu que Krishna esperasse um pouco aoq eu Krishna e Rukmini subiram nos tijolos, após conseguir acabar o serviço Pundarika vem até Krishna que muito satisfeito por sua devoção a seus pais lhe da uma benção.
Pundarika então pede a Krishna e Rukmini que que fiquem sobre o tijolo (Vitalla) para sempre para abençoar os devotos, o que é aceito por Krishna.
Iconograficamente falando a deidade tem cerca de um metro de altura em basalto negro está em pé sobre um tijolo dado por Pundarika e com as mãos na cintura portando o Chakra (disco) e Sankha (búzio), usa a jóia Kausthuba e brincos de Makara(tubarão) nas orelhas e a marca Srivatsa no peito.
Rukmini também é representada na mesma posição que Seu amado esposo.
O templo é famoso pelos festivais Padayatra (peregrinações) feito pelos devotos que caminham desde grandes distâncias levando as padukas (sandálias de madeira) de Gurus e santos principalmente durante o os ekadhasis (11 dia da lua cheia e nova) entre Junho e Julho e Outubro e Novembro.
Além do templo principal Vittala é adorado em vários templos principalmente em Maharastra, Karnataka, Andra Pradesh e Tamil Nadu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário