quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Guruvayur

Sri Guruvayurappan



Dançarino Krishnathan










danças sagradas
O Alambalam onde está a deidade.














Procissão diaria

















pinturas murais



Guruvayur também e conhecida como a Dwaraka do sul por causa do famoso templo de Krishna ou Guruvayur Krishna Koil, que é o mais importante templo Krishna em Kerala e um dos mais importantes e ricos templos do sul da Índia. Neste templo Sri Krishna é chamado de Guruvayurappan que significa Senhor de Guru (Brihaspati o guru dos devas) e Vayu (deidade do ar), é dito que esta deidade tem o poder de perdoar todos os pecados e dar liberação a todos os devotos.
De acordo com a história a deidade tem mais de 5000 anos e é feita de uma pedra rara chamada patala anjanam, tem quatro braços e carrega concha, disco, maça e lótus e é decorado com jóias valiosas, pérolas e colares de folhas de tulasi.
O templo abre das três da manha as dez da noite, e após a deidade ir dormir todas as noites são feitas apresentações de danças clássicas como bharatanatyam e kathakali e uma dança que é exclusiva deste templo, o krishnanattam que narra a vida de Krishna e histórias tiradas do Geeta Govinda de Jayadeva Goswami e do Bhagavata Purana.
Outra pratica comum neste templo é uma oferenda chamada Tulambharam onde o devoto sobe em uma balança e doa o valor de seu peso em algo para a deidade como bananas, cocos, ouro, prata , grãos , ghee., etc. só nestas doações o templo recebe uma média de US$ 600.000,00 por ano!!!
O templo e cuidado por um dos grupos mais tradicionais de brahmanas da Índia os Namboodiris, que durante seu período de adoração residem dentro do templo e não saem para não se contaminarem. Como é um templo extremamente tradicional não é permitida a entrada de não hindus (hindus convertidos podem entrar) e é obrigatória o uso de roupas tradicionais, homen só de dothi (não podem cobrir o peito perante a deidade) e mulheres de sari.
A arquitetua do templo é muito diferente da do resto da Índia, pos seque o padrão do estado de Kerala, com muito uso de madeira e telhados de cobre e telhas de barro cozido.Se comparado a outros grandes templo do sul não é muito grande, é voltado para o leste e a porta principal se chama Bhuloka Vaikuntha (o céu na terra), após a entrada existe o Dhwajastambam (o pilar da bandeira) de 33,5 metros folhado a ouro e de cada lado deste pilar as Dipastambas (pilares de lamparinas) com 7 metros cada, que são um espetáculo a parte quando são acesos à noite.
No centro do complexo fica o Sri Koil ou Alambaram onde fica o Garbha-griha (o útero da Terra, como se chama a sala da deidade em sânscrito) onde reside a Guruvayappan totalmente decorado com pinturas narrando os passatempos de Krishna, ao sudoeste da sala da deidade esta uma sala fechada chamada “sala do mistério” que ninguém sabe ao certo o que guarda, só se conhece uma lenda que diz que na sala existem cinco Nagas (serpentes divinas) que guardam um imenso tesouro, mais ninguém cogita abrir para ver se é verdade.
Ao lado da sala misteriosa é a sala de Saraswati, onde ela é adorada junto com as escrituras sagradas que ficam depositadas nesta sala, e ao lado desta um altar de Ganesha onde é distribuída a prasada de Guruvayappan
Em um pátio fora da parte principal do templo existe uma capela dedicado a Sastra ou Ayappa, filho de Vishnu e Shiva e um prédio chamado Vicakkumatam cercado de 6614 lamparinas nas paredes que são acessas nos festivais e onde se localiza uma bela escultura de Vishnu deitado em Ananta Sesha. Ao norte do templo está o Rudratirtha um lago onde a deidade e banhada e onde os pujaris(sacerdotes) se banham para servir a deidade, ao lado deste lago esta o templo da Deusa do templo Edatharikathu Kavil Bhagavati uma forma de Durga que é a maya de Guruvayuappan, que era a deidade original do templo como se narra a historia de deidade resumida abaixo:
De acordo com o Narada Purana esta deidade era adorada pelo senhor Brahma que a deu a Vasudeva o pai de Sri Krishna, e depois foi adorada pelo próprio Krishna que a levou para Dwaraka onde depois foi dada de presente a Udhava um dos devotos mais íntimos de Sri Krishna, para que Udhava diminuísse o sentimento de separação após Krishna deixar o planeta.
Após a cidade de Dwaraka submergir a deidade foi transportada por Bhihaspati e Vayu para o sul em busca de um local para que ela fosse instalada, ao chegar em Kerala eles encontraram com Parashurama (avatara de Vishnu que criou o estado de Kerala) que os levou com a deidade para a margem de um lago cheio de lótus (o Rudratirtha) onde estava Shiva meditando próximo de um templo dedicado a Bhagavati (Durga), então a pedido da deidade de Durga a deidade de Krishna foi intalada no local onde ela estava e Durga se moveu para o lado esquerdo do templo onde está até hoje.
Em outra passagem é dito que Maharaja Jamanejaya, filho de Maharaja Pariksit, após ficar leproso pela reação de seu sacrifício para matar todas as serpentes da Terra, foi mandado por Dattatreya (forma combinada de Brahma, Vishnu e Shiva, isso mesmo os três) advertiu que ele deveria adorar Krishna em Guruvayur o que ele fez, e ficou curado em quatro meses.
Por volta das sete da noite ocorre o principal evento do templo, a procissão da deidade, que é colocada sobre um trono dourado sobre um elefante ornamentado, após elaboradas preparações para a vinda da deidade o devotos tocam o búzio três vezes e rapidamente os pujaris trazem a deidade funcional e a colocam sobre o elefante líder sobre parasóis coloridos e abanados por abanos e chamaras (de pelo de rabo de yaque), acompanhado por músicos e cantores e dão uma volta em torno do complexo do templo.
A importância dos elefantes no templo é testemunhada pelo seu grande número e pela forma carinhosa com que são tratados além da historia do elefante-devoto Keshavan.
Keshavan foi dado ao templo pelo raja de Nilanbur em 1916 com 10 anos de idade e viveu servindo ao templo por toda sua vida de 72 anos, ele era tão bom que era amado por todos da cidade e sempre levava a deidade de Krishna nas procissões, não deixou de participar de nenhuma cerimônia por 54 anos!!!Ele se ajoelhava nas duas patas traseiras apenas para receber a deidade sobre seu dorso, para qualquer outra pessoa que fosse subir levando outro artigo (parasóis ou abanos) tinha de subir sobre a sua perna esquerda. Nunca causou nenhum sofrimento a nenhuma pessoa e era o elefante mais alto de Kerala com 3,20m de altura.
Um dia único em estava atrasado (ninguém buscava ele, vinha sempre só ao mangala-arati) ele veio em disparada pela rua principal em direção ao templo fazendo com que as pessoas corressem para os lados,então surge uma pessoa que por sofre de lepra havia perdido as pernas e não pode sair do caminho, Keshavan brecou retirou o homen com cuidado com sua tromba e chegou a tempo de participar das cerimônias matutinas.
Após servir Krishna por 60 anos ele ganhou o titulo Gajaraja “Rei dos elefantes”.
No Guruvayur Ekadasi Utsava em 02 de Dezembro de 1976, durante o mangala-arati a deidade de Krishna foi colocado sobre Keshavan, que ao receber a deidade caiu e não conseguiu se levantar, então tiraram a deidade dele e colocaram sobre outro elefante, e as 3 da manha olhando para seu amado Krishna na companhia dos devotos o elefante Keshavan deu seu ultimo suspiro e deixou este mundo. Hoje em frente ao templo existe uma imagem em tamanho natural de Keshavan que carrega os marfins originais, E todos os anos é feita uma corrida em sua honra onde o elefante que ganha carrega Krishna por um ano e coloca uma guirlanda sobre a estatua de Keshavan.

Um comentário: