segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Agni Deva






















Agni é o Deus do fogo na cultura védica, que como em qualquer outra religião, tem um papel fundamental, pois sem o fogo não existe vida.
Grande parte dos hinos nos Vedas são destinados à Agni, pois Ele rege sobre os sacrifícios e é o intermediário entre os seres humanos e os Devas para quem leva as oferendas depositadas no fogo.
O culto a Agni ainda é fundamental na cultura védica nos agni-hotras (cerimônias onde se acende o fogo sagrado) usados e oferendas a outras divindades e em ritos de passagem, além do fogo ser a principal oferenda no rito de Arati, onde o fogo é oferecido à imagem ou símbolo de uma deidade especifica representando nosso coração e consciência. Apesar de ser imortal vive entre os mortais em cada casa como o fogo e tradicionalmente em todas as casas das três varnas superiores (brahmanas, kshatrias, vaishyas) espera-se que mantenha aceso um fogo sagrado que nunca pode ser apagado (como o fogo sacrificial nas casas romanas e gregas antigas) pratica ainda mantida nas famílias tradicionais.
Agni também controla o quadrante Sudoeste do espaço.
Sua forma de deidades é rara em templos mas, quando aparece ele tem de dois a sete braços , algumas vezes com uma ou duas cabeças e três pernas como na descrição encontrada no Bhagavata Purana citada abaixo:

namo dvi-śīrsne tri-pade
catuh-śrńgāya tantave
sapta-hastāya yajñāya
trayī-vidyātmane namah

“Eu ofereço minhas humildes reverencias a Vós, a suprema Personalidade de Deus, que tem duas cabeças [prāyanīya e udāyanīya], três pernas [savana-traya], quatro chfres [os quatro Vedas] sete mãos [os sete chandas, como o Gāyatrī]. Eu ofereço minhas reverencias a Ti, Cujo coração e alma são os três rituais Vedicos [karma-kānda, jñāna-kānda e upāsanā-kānda] e que espandes estes rituais na forma do sacrifício. SB 8.16.31”
Fogo eterno em residência brahmana

Nenhum comentário:

Postar um comentário