sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Garuda
















Garuda गरुड é o vahana ou carregador de Sri Vishnu, filho do sábio Kashyapa e Vinata.
Apareceu, conforme narrado no Mahabharata, de um grande ovo com corpo e membros de homem e asas, cauda e bico de águia. Simboliza o vento o s raios do Sol e os ensinamentos esotéricos dos Vedas.
Da antiga rivalidade entre sua mão Vinata e a irmã desta, Kradu a mãe das serpentes e também esposa de Kashyapa, veio a aversão de Garuda pelas nagas ou serpentes.
De certa vez que Vinata foi escravizada por Kradu, esta disse a Garuda que só a libertaria se ele trouxesse o Amrit ou néctar da imortalidade do palácio de Indra o rei dos devas.
Garuda voou até o céu e após lutar com duas grandes nagas, tão poderosos que só de velas os mortais já morriam, conseguiu roubar o néctar.O senhor Vishnu vendo o feito ficou impressionado com Garuda e lhe deu bênçãos , este pediu para ser o carregador de Vishnu e para ser imortal sem precisar tomar o néctar, o que lhe foi consedido.Entre mentes Indra descobre o roubo e saião encalço de Garuda, ao encontra-lo Indra atira um de seus raios para mata-lo mas consegue apenas arrancar-lhe uma pena e fazer com que derrame 4 gotas do néctar em quatro locais na Terra Nassik, Prayag, Haridwar e Ujjain onde o poder do néctar se manifesta a cada 12 anos e então ocorre o Kumbha Mela a maior festa religiosa do mundo.
Depois do incidente eles fazem um pacto no qual Garuda concorda em devolver o néctar desde que Indra de o aval para que ele possa se alimentar de nagas, o que lhe é consedido.
Indra pede-lhe para que coloque o pote no mesmo local mas que o cubra de grama Dharba cortante e Garuda o faz e sai para se banhar, Indra então pega o pote e leva-o embora deixando a grama no local que depois é encontrada pelas serpentes que procuram o pote, estas vão lamber a grama para tentar descobrir o ladrão pelo cheiro mas cortam a língua no meio com a grama cortante ficando assim com as línguas bifurcadas.
Após o incidente a mão de Garuda foi libertada e desde então as pessoas clamam por ele para serem protegidas das serpentes, também é dito que Garuda ensinou a humanidade a curar o veneno das serpentes.
Krishna quando fala de Sua onipotência diz no Bhagavad Guita 10.30 que “De entre os pássaros Eu sou Vinata(Garuda)” o que mostra a importância do mesmo.
Garuda também tem vários nomes entre eles Chirada, Gaganeshvara, Kamayusha, Kashyapi, Khageshvara, Nagantaka, Sitanana, Sudhahara, Suparna, Tarkshya, Vainateya, Vishnuratha, nos Vedas ele é chamado Syena.
Existe escrituras com seu nome como o Garudapurana e Garudopanisad e é dito que enquanto Garuda voa suas asas cantam os Vedas.
Ele também é muito conhecido no budismo e considerado símbolo real na Tailândia e Indonésia onde existe uma companhia aérea com seu nome.

Namah pannaganaddhaaya vaikunta vasavardhineh I
Sruti-sindhu Sudhothpaada-mandaraaya Garutmathe II

Minhas reverencias a Garuda de belas asas.
Seus membros são adornados com serpentes belas que ele conquistou em batalhas, elas são suas jóias.
Ele é um dos servos íntimos do Senhor e esta sempre pronto a servi-Lo
Ele é como a montanha mandara que bate o oceano do conhecimento dos Vedas e os dá para aqueles que o adoram.
A ele eu ofereço minhas humildes reverencias.

Só por curiosidade Garuda tem duas esposas Rudrai e Sukeerthi e seis filhos.








esposas de Garuda

Nenhum comentário:

Postar um comentário