quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sri Balarama बलराम




Hoje 05/08/2009 é comemorado entre os vaishnavas o aparecimento da Suprema Personalidade de Deus Sri Balarama बलराम “Rama o forte” conhecido também como Baladeva, Balabhadra, Haladhara, Halayudha e Dhouji entre outros tantos nomes.
Balarama é a primeira espanção de Krishna, da mesma forma que Sankarshana é a primeira de Vishnu, apareceu como irmão mais velho de Krishna e como filho de Rohini na Krishna lila.
Diferente de Krishna que tem a tez escura Balarama é branco e gosta de se vestir com roupas azuladas e durante a juventude e adolescência carregava um arado.
Podemos dizer que Balarama é o guru original, pois a partir dele se manifestam as formas de Vishnu, os avataras e o toda a criação tanto material quanto espiritual, pois Balarama é a potencia de criação de Krishna.
Balarama como Krishna é filho de Vasudeva e Devaki, mais pelo Seu poder antes do seu nascimento ele se transferil para o ventre de Rohini, outra esposa de Vasudeva que estava na casa de Nanda Maharaja enquanto seu esposo e Devaki estavam presos em Mathura por Kamsa.
Nascido antes de Krishna e por isso chamado de Dhauji em Vrindavana que significa irmão mais velho.
Passou a infância e juventude junto a Krishna em Vrindavana e, após saírem de lá por volta dos 16 anos, venceram Kamsa em Mathura e foram a Ujjain para estudar com Sandipani Muni, Seu guru, e após concluir os estudos se casou com Revati filha de Marahaja Kakudmi rei de onde é hoje o estado de Gujarat no oeste da Índia, Revati também e a Deusa do rio Yamuna.
Após seu casamento foi morar junto com Krishna em Dwaraka, onde ensinou seus primos Bhima e Duryodhana à arte de lutar com a maça, quando adveio a batalha de Kurukshetra, Balarama por ser parente e amigo de ambos os lados permaneceu neutro não participando da guerra e fazendo peregrinações pelos locais sagrados durante o período desta.
Após encerrar Seus passatempos no planeta junto a Krishna, Balarama decidiu deixar este mundo e como é uma manifestação de Ananta Sesha ( a serpente em que Vishnu se reclina) Ele abriu sua boca de onde Ananta Sesha se manifestou e então sobre o dorso da gigantesca serpente ele voltou ao mundo espiritual, no local a cerca de 1 km do famoso templo de Somanath (ver post sobre Somanatha) no Gujarat, é marcado hoje por uma caverna, próximo dali Krishna também deixou este mundo.
Existem hoje poucos templos dedicados somente a Balarama a maioria está na região de Mathura e outro próximo a Guruvayur, um importante templo de Krishna no Kerala.
Vestígios arqueológicos da região de Mathura mostram vários remanescentes de deidades e templo dedicados a Balarama (abaixo imagem de Balarama de mathura e moeda com Balarama da época Gupta séc. IV).

SRI BALARAMA KI JAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário