segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Sri Vamana Avatara.

























Hoje (31/08/2009) comemora-se o aparecimento do Supremo senhor Vishnu como Vamanadeva a encarnação do Senhor como um brahmana anão, na lista dos dasavataras ou dez avataras é o quinto na ordem e o primeiro com uma forma humana..
Nos Puranas a historia é narrada da seguinte forma:
Existia na antiguidade um rei que apesar de ser um daitya (descendente de Diti, ou seja, de família demoníaca) não era mal mais tinha um defeito era muito ambicioso demais, este rei de nome Bali era neto do grande devoto Prahlada Maharaja.
Bali era tão poderoso como guerreiro que acabou com conquistar todo o universo fazendo com que Indra o rei dos devas fosse destituído do seu cargo de rei do universo.
A mãe de Indra, Aditi aproximou-se de seu esposo o grande sábio Kashyapa e questionou sobre uma forma de restabelecer seu filho no seu trono celestial, Kashyapa então disse para que ela adorasse ao Senhor Vishnu para eu Ele resolvesse a questão da forma mais correta possível.
Aditi segundo os ensinamentos do esposo observou o voto de prayo vatra em que se adora o Senhor de forma opulenta por 21 dias seguidos, após o termino do voto o Senhor apareceu perante Aditi e lhe deu uma benção ela então pediu para que o Senhor tornasse seu filho e restabelecesse Indra no seu lugar de origem. O Senhor Vishnu concordou e apareceu como Vamana deva o Brahmana anão e irmão caçula de Indra.
Desta forma foi até o palácio onde estava Bali Maharaja fazendo o sagrado aswamedha ou sacrifício de cavalo (ver post sobre aswamedha yajna),e este como é esperado de um rei ofereceu as devidas honras ao brahmana que adentrava a corte, vendo o pequeno e aparentemente inofensivo brahmana o rei ofereceu qualquer coisa que o brahmana desejasse, o Senhor Vamanadeva então honrou as palavras de Sukracarya e disse que queria apenas três passos de terra, o que pareceu pouco a Bali Maharaja.
Ao ouvir isso Sukracarya , o guru dos daityas ou demônios, percebendo que o pequeno brahmana não era outro senão o próprio Senhor Vishnu advertiu Bali dizendo que Vishnu tomaria todas suas posses e que havia aceitado Kashyapa e Aditi como parentes afim de cumprir com o desejo dos deuses.
Sukracarya continuou dizendo que Vishnu com um só passo cobriria toda a terra com o segundo todo o céu e não haveria lugar para dar o terceiro passo fazendo com que Bali Maharaja não cumprisse sua promessa de dar três passos à Vamandeva e assim não teria nem como manter a si próprio.
Após ouvir seu guru Bali Maharaja disse-lhe que já havia dado sua palavra e não poderia voltar atrás, e se Vamana fosse o próprio Vishnu, Este havia aparecido perante ele e mendigado por três passos de terra como ele (Bali) podia negar-lhe, pois, se fosse sua vontade Ele conquistaria o universo de volta nem se fosse em uma batalha e por ser Deus ninguém poderia vencer-lhe e mesmo assim o Senhor veio e lhe pediu pessoalmente, pois a única forma de alguém ter o que pertence a outrem por direito é recebendo como presente.
Isto deixou o Senhor Vishnu satisfeito, mas não Sukracarya que amaldiçoou Bali por não ter seguido as ordens do mestre espiritual.Mesmo assim Bali Maharaja doou a quantia de terra pedido por Vamanadeva.
A esposa de Bali Maharaja, de nome Vindhyavali, trouxe um pote de água e o entregou a seu marido que então banhou os pés do Senhor Vamana, neste momento todos os seres celestiais entraram em júbilo.
O senhor então cresceu e seu corpo tornou-se gigantesco manifestando uma forma universal com inúmeros braços, ornado de jóias celestiais e roupas magníficas cercado pelos Seus associados pessoais e pelos deuses universais que Lhes ofereciam orações, o Senhor então firmando Seu pé de lótus no sistema planetário mais baixo deu o primeiro passo que cobriu toda a terra como segundo cobriu toda a esfera celestial até Brahmaloka o planeta de Brahmaji que ao ver o pé de lótus do Senhor o adorou.
O senhor então mandou que Varuna prendesse Bali Maharaja e este foi atado pelas serpentes-corda de Varuna, o Senhor então dirigiu-se a Bali e disse que este não havia cumprido seu voto pois com apenas dois passos o Senhora já tinha abarcado a totalidade do Universo e por este motivo Bali estava condenado a uma condição infernal de vida
Bali Maharaja então tomado por tão poderosa visão de poder foi tomado por devoção ao Senhor e para cumprir seu voto ofereceu a própria cabeça para receber o terceiro passo.
Assim bali rendeu-se completamente ao Senhor que ficou muito satisfeito, liberando Bali Maharaja , o Senhor pediu então que Sukracarya retirasse a maldição de seu discípulo, Sukracarya então respondeu que uma vez tendo satisfeito o Senhor Vishnu alguém se tornava livre de todas as imperfeições e faltas e por isso não poderia ser receptáculo de uma maldição, livrando o discípulo da maldição.
Então o Senhor devolveu aos devas e a Indra seus respectivos postos e restabeleceu a ordem no Universo e Bali Maharaja que sempre foi um bom rei para seus súditos recebeu a permissão de visitá-los uma vez ao ano no Festival de Onam em Kerala onde era sua capital.
O Senhor Vamana tem hoje poucos templos dedicados somente ao seu culto mais tem vários altares dedicados a Ele em vários templos vaishnavas, em atividade existem templos dedicados a Vamana em Kanchipuram próximo ao templo de Kamakshi o famoso Sri Ulagalandar Perumal Koil em Tamil Nadu e no estado de Kerala o Thrikkakara Vamanamoorthi Koil na vila de Thrikkakara. Nas fotos relevo de Vamana em Mahabalipuram, Tamil Nadu; Vamana com Seus pais Kashyapat e aditi; Krishna como Vamana ISKCON Bangalore; Sri Vamana Ulagalandra de Tamil Nadu; Vamana em Seu templo Krajuharo; Templo de Vamana em Thrikkakara em Kerala e pintura de vamana do Nepal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário