segunda-feira, 19 de abril de 2010

Alamkharas e Veshas das deidades.

A adoração à deidade é fundamental a religião e a cultura védicas e dentre todos os rituais um dos mais importantes é o de Alamkara ou adornar a deidade com roupas jóias e flores adequadamente, às vezes as decorações são tão complexas que alteram completamente a forma da deidade para que ela lembre um passatempo ligado à forma divina que ela representa, quando são complexas assim , com adição às vezes de braços ou pernas e até cabeças extras também são conhecidas como Veshas.

O papel das jóias é importante, pois demonstram as opulências tanto materiais quanto espirituais da deidade adorada e atraem a atenção do devoto para Sua beleza transcendental, além de servirem de reserva para as finanças do templo. Na Índia geralmente enquanto mais famosa a deidade mais rica ela é pela doação de jóias por fieis como agradecimento da intervenção da deidade nas suas vidas e os festivais anuais e procissões são datas para que as deidades demonstrem todo seu esplendor e beleza aos seus devotos.

Os ornamentos na Índia e povos de cultura hindu estão longe de ter apenas significados estéticos, são representantes de um grande vocabulário simbólico que transmite inúmeros recados entre o usuário e o observador, além disso, também servem como proteção por isso também são chamados kavachas ou escudos, nenhuma cultura tem uma história de adornos e estilos tão antiga e ainda em uso quando a Índia.

Agora voltando às deidades, as jóias e as roupas não são escolhidas ao acaso, dependem da temperatura, estação do ano, ciclo de festivais e dias da semana para definição de cores, geralmente usa-se a cor do planeta regente do dia para vestira a deidade, como branco ou prata para Soma (Lua) as segundas-feiras, Negro ou azul escuro para Sani (Saturno) aos sábados.

As fotos abaixo são de uma famosa e poderosa deidade de Krishna em Udupi, “quartel general” da Madhwa sampradaya , esta deidade era adorada em Dwaraka e depois foi instalada pelo próprio Madhwacarya em Udupi onde é adorada até hoje (ver postagem sobre Udupi).






















Um comentário:

  1. Haribool prabhu tenho uma dúvida qto à questão do calendário e dos dias da semana: Seguem a mesma sequencia de planetas como nós lunes, martes, viernes, miercoles, etc? Na Índia não se adota o calendário gregoriano, e portanto os dias dos grandes festivais variam de um ano para o outro, é isso? Poderia falar um pouco sobre essa questão das divisões do tempo?

    Grata, Jahnavi Devi Dasi

    ResponderExcluir