quinta-feira, 15 de julho de 2010

Patachitras de Orissa.


O patachitra ou a arte de pintura ritual tradicional de Orissa surgiu na cidade de Puri devido ao festival de carros ou Ratra Yatra do Senhor Jagannatha, suas origens são muito antigas e existem exemplos de pinturas datadas do século 8 da era cristã.

Seu surgimento como parte do ritual é devido a sua utilização no templo de Puri, uma vez ao ano depois do Snana Yatra ou o banho das deidades de Jagannatha, Baladeva e Subhadra as deidades ficam doentes e são levadas par uma sala isoladas do contato com o público, neste período imagens representando as deidades são pintadas (chitra) sobre tecidos (patra) e colocadas no altar substituindo as deidades, neste período é feito a reparação da pintura das deidades originais, pois elas são cobertas por camadas de tecido e pintadas com corantes naturais que saem em parte por ocasião do banho.

Estas pinturas que substituem as deidades são chamadas anavaras (acima)ou período de doença e são adorados com os mesmos rituais oferecidos às deidades e a cada ano são feitas novas pinturas sendo as anteriores disputadas entre devotos para serem adoradas em suas casas, isso ocorre em todos os templos de Jagannatha em Orissa.

Estas pinturas devocionais são feitas por um grupo de artistas chamados chitrakas que vivem em Puri ou nas vilas ao redor. Além das anavasaras os chitrakars pintam inúmeras deidades diferentes e cenas tiradas das narrações puranicas onde a vida de Krishna com Radharani e as gopis (pastoras) tem preferência na representação também pintam murais em templos e monastérios.

Os chitrakars recebem seus ensinamentos das gerações precedentes e a cada família de pintores possuem um livro onde as proporções, estilos e descrições de todas as deidades representadas são presenvadas a inúmeras gerações este livro é a posse mais sagrada de um chiotrakar e é adorada junto aos deuses no altar da família.

O processo para a produção é demorado começando pela preparação do tecido de algodão ou seda que é coberto com uma camada feita com sementes de tamarindo e pó de argila aplicada em duas ou três camadas, depois o tecido é polido usando conchas manualmente num processo demorado que após secar completamente pode receber a pintura.

A pintura também segue um processo especifico primeiro são feitas as bordas decoradas e um rascunho e pintado de branco representando a cena ou deidade após este o fundo e pintado com uma única e sólida cor antão as cores diversas são aplicadas e depois e feito o acabamento e os detalhes e tudo é coberto com uma camada de laca protetora o processo leva de uma semana para as mais simples até a um mês para as maiores.

As tintas são todas naturais retiradas de plantas e minerais como o amarelo de mangas, o preto de lamparinas, branco de conchas, azul de índigo, etc. Os pinceos são feitos com pelo de búfalo ou vaca para os maiores e mangusto ou outro roedor para os menores, estes animais não são mortos para obtenção dos pelos.

Outra forma tradicional usada pelos chitrakars é a pintura de manuscritos em folha de palmeira (como eram feitos todos os livros da Índia antiga) usando uma ponta metálica que faz um sulco na folha que depois e preenchido com fuligem negra de uma lamparina.

Apesar de antigas os patachitras são formas vivas de uma arte que hoje é reconhecida internacionalmente e adquiridas por colecionadores em todo o mundo.


Pinturas em templos.

Gopis tentam impedirs ida de Krishna à Mathura.

Um comentário:

  1. Essas imagens são fantásticas. Obrigado por ter postado, Arjunaji!

    ResponderExcluir