quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Janakpur a cidade de Sita Devi.

Deidades do templo de Janakpur e vistas do templo.
















Muito se fala sobre a terra onde nasceu Rama, Ayodhya hoje muito falada principalmente após os conflitos com muçulmanos nos anos 90, mais pouco é dito sobre o lugar onde nasceu Sita Devi a cidade de Janakpur no atual Nepal.

Janakpur ou Janakdham é uma cidade sagrada que se situa no sul do Nepal junto à fronteira com a Índia, hoje é pequena com cerca de 80.000habitantes mas no passado foi a capital do reino de Mithila, que até hoje mantém uma cultura e língua própria, jáe citado no Shatapatha Brahmana milênios antes da era cristã onde era colhecida como Mithilanchal capital do reino de Videha, quando o brahmana Gotama Rahugana levou o rei Mathaga Videgha para fundar o citado reino isto na antiguíssima época védica.

Mas de longe a mais importante citação nas escrituras da cidade e tida no Ramayana onde reinava o rei Janaka , pai de Sita Devi a princesa de Videha e esposa de Sri Ramachandra, o rei após pedir ao Senhor um filho estava fazendo o ritual para o começo dos plantios e quando ele passou com o arado sobre o campo achou Sita como um lindo bebe e a crio como sua filha, Sita é filha da Deusa da Terra e esposa de Vishnu Bhumi e também é incarnação de Sri Lakshmi a Deusa da fortuna e esposa do Senhor.

Quando cresceu o rei anunciou que pretendia casar sua filha com algum príncipe que conseguisse encordar um arco que pertencia ao Senhor Shiva, um feito sobre-humano.

Antes disso o então príncipe de Ayodhya , Sri Rama, estava com Seu irmão Lakshmana e Seu guru Visvamitra colhendo flores para o puja matinal e ao entrar nos jardins reais deparou-se com a belíssima princesa Sita e caiu de amores por Ela.

Indo perante o rei e demais príncipes que desejavam a mão da bela princesa Rama não só conseguiu levantar o imenso arco como o quebrou quando tentava encorda-lo, assim a mão da bela princesa lhe foi dada em casamento e houve uma imensa festa e tudo isso aconteceu onde é hoje Janakpur.

Janakpur é um local sagrado de peregrinação e hoje a ciade é dominada pelo Janak Mandir um templo dedicado à Sita e Rama , o templo atual data de 1898 após a reconstrução sobre as ruínas do anterior destruído pelos muçulmanos (para variar) pela rainha Brisabhanu Kunwar do então reino de Tikamgarh hoje na região de Madhya Pradesh na Índia central. A cidade conta com o mais antigo Ram Mandir feito por um general nepales, a cidade tem ainda mais de 200 lagos e tanques sagrados onde peregrinos se banham cujo dois mais importante ficam próximos ao Vivaha Mandapa o local onde foi feito o casamento de Sita e Rama e onde esta festa é comemorada anualmente com uma grande multidão, outra festa importante da cidade é o nascimento de Rama e logicamente o de Sita, outro acontecimento importante é o Chatt Puja em honra a Surya o deus do Sol.


Fotos do Vivaha Mandapa e festival de Chat em Kunda da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário