quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Restaurando Vrindavana.

Muitos amigos que retornaram da Índia nos últimos tempos me deram boas noticias sobre restaurações de locais sagrados como Vrindavana onde o Senhor Krishna passou sua infância, isso me deixou muito feliz, achei interessante uma foto da restauração do Brahma Kunda em Vrindavana que estava totalmente assoreado e havia virado um deposito de detritos.

O local sagrado foi redescoberto pelo Senhor Chaitanya no séc.XVI e suas glorias são descritas nos textos védicos onde Krishna diz:

atra snanam prakurvita eka ratroshito narah

tathatra munchate pranan mamlokam sa gachati

"Aquele que tomar banho neste lindo Kunda bonito após onservar uma noite de jejum e austeridades, entará na minha morada santa com toda a felicidade e esplendor."

Inumeros devotos de varias partes do mundo se mobilizaram e junto á Braj Fundation levarama a cabo a restauração do local em um belo kunda (lago) que agora conta com uma murthi (imagem) do senhor Brahma em seu centro e dos seis goswamis de Vrindavana (discipulos do Senhor Gouranga) e do proprio senhor Gouranga em uma de suas margens, alem de Mira Bai que tem seu Bhajana Kutir ( local onde viveu em Vrindavana)junto ao lago e também Karmaiti Bai.

Algumas observações interesantes sobre o Brahma Kunda.

1. Durante sua visita a Vrindavan, Caitanya Mahaprabhu, que é o fundador da tradição Gaudiya Vaisnava, pessoalmente, revelou a importância da Brahma-Kunda, e o seu principal discípulo de Sri Rupa Goswami tornou possível o surgimento da divindade auto manifestada de Vrinda Devi deste Kunda.
2. Ao tomar banho neste Kunda, Narada Muni também pode experimentar a Gopi Bhava, o transe do amor devocional.
3. Um devoto famoso Braj, Karmaiti Bai também realizou austeridades por muito tempo neste Kunda.

Fora este kunda mais trinta kundas de Vrindavana e também florestas estão sendo restaurados, oro a Krishna e aos vaishnavas que logo Vrindavana seja tão bela materialmente falando quanto é espiritualmente.

Abaixo fotos do que era antes e depois o Brahma Kunda.

Um comentário: