quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Varsana बरसाना



























Varsana ou Barsana बरसाना é o local de nascimento da Suprema Deusa Srimati Radharani onde Ela viveu e onde aconteceram vários passatempos importantes com Seu querido Krishna. A vila se localiza a 47 kilomentos de Mathuraa (local onde Krishna nasceu) e o templo que manca o local da residência de Sri Radha fica sobre uma colina comquatro picos, é dito que estes picos são as quatro cabeças de Brahma que apareceu como uma colina para prestar serviço a Sri Radha.
No topo destas colinas fica o famoso Larily Lal Mandir (templo) ou o “Templo do Amado” onde ficam as deidades originais de Radha Krishna em Varsana, as deidades foram instaladas por Vrajanabha, um neto de Krishna, a cerca de 5.00 anos, nas parades e tetos do templo são pintados os passatempos (atividades) amorosos de Radha e Krishna, o templo é um lugar dos mais importantes para os vaishnavas principalmente por que foca o Supremo na sua parte feminina Sri Radha, na sua maioria o templo hoje data do século XVIII, mas sobre extratos muito mais antigos (todos os templos de Vrindavana e no norte da Índia foram reeconstruidos em épocas recentes pois foram destruídos pelas invasões dos muçulmanos).
Nos arredores ficam alguns lugares sagrados importantes:
-Pila pokhar – Um kunda (tanque) um local onde Sri Radharani costumava lavar as mãos, por causa de Seu toque as águas se tornaram douradas como são até hoje, pois Radharani tem a tez dourada.
- Mayur kutir – neste local ocorreu uma disputa de dança em Krishna e um pavão onde Radharani foi a juíza da disputa, as paredes do templo tem explendidas pinturas feita por um devoto cego representando Krishna como um pavão a dançar para Sua amada Radhika (foto).

- Kushal Behari Mandir (templo)-é um belo templo construído pelo rei de Jaipur na virada do século XX - deve-se passar devagar e em silêncio por este templo para que as abelhas que vivem nele não ataquem os transeuntes.
- Sakara Gully - é uma passagem estreita rochosa que liga a aldeia de Varsana a Vrindavana (onde vivia Krishna) neste local Krishna e os pastores “roubavam” o yogurte que as gopis transportavam ou cobravam pedágio para deixá-las passar.
No caminho entre Varsana e Nandagrama existe um local onde o Divino Casal costumava sentar se para conversar, um dia uma abelha começou a perturbar radha por voar muito perto Dela e Krishna pediu a um amigo que espantasse a abelha e após terminar o que lhe havia sido pedido e disse a Radha “Madhu se foi” madhu (que significa doce) é o nome tanto para abelha e também apelido de Krishna e Radharani entendeu que Krishna a tinha deixado então começou a chorar, Krishna que estava próximo ao ouvir Radha chorando começou a chorara também das lagrimas de ambos se formou o Prema Sarovana ou o lago de amor de Radha e Krishna.
Próximo existe a pequena vila de Saket onde ocorreram muito passatempos entre Krishna e as gopis (pastoras namoradas de Krishna) neste local existe um templo dedicado a Yogamaya (Durga), pois é ela que faz os arranjos para os encontros de Krishna com as gopis.
Em Varsana tb existe um templo de Shiva como protetor do local chamado Vrajeswara Mahadeva.
Varsana é também muito famosa pelo seu festival de Holi onde as mulheres protegem o palácio de Radha dos homens que tentam invadir, estes homens quando capturados são vestidos de mulher e obrigados a dançar, o holi lá dura vários dias diferente do resto da Índia onde dura um dia só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário