segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Ardhanariswara अर्धनारीश्वर








O Senhor Shiva tem varias manifestações assim como Devi, mas ambos tem uma manifestação única como um só ser, Ardhaniswara अर्धनारीश्वर ou “ O Controlador Meio Mulher”, uma forma de Shiva e Parvati unidos no mesmo corpo para mostrar que não existe diferença entre ambos.
Ardhaniswara é uma das formas mais antigas conhecidas pela qual Shiva e Devi são representados cada um ocupando um lado do corpo, geralmente com Shiva a direita.
Esta forma serve para exemplificar como os princípios masculinos e femininos são inseparáveis dentro da concepção do Divino na tradição védica, um não existe sem o outro e também que o divino esta alem das distinções de gênero e dualismos do mundo material.
Existe uma historia narrando uma das aparições de Shiva sobre esta forma:
O sábio Brigni, um grande devoto de Shiva, costumava adorar ao Senhor Shiva, mas não Shakti Devi, a Deusa então como a personificação da força do Universo decidiu retirar o poder do corpo do sábio, assim o sábio não podia sequer ficar de pé.
O sábio digiriu-se e apelou ao Senhor Shiva que lhe deu uma vara para que o sábio se apoiasse e ele passou a andar com a ajuda do bastão e a adorar ao Senhor Shiva, mas só a Shiva.
Devi então decidiu ir ter com Shiva e informou sobre a falta de respeito, pois ela sendo parte de Shiva não era considerada como tal pelo sábio. Certo dia enquanto era adorado pelo sábio o Senhor Shiva apareceu perante Brigni com Parvati a seu lado, ao ser visto pelo sábio Shiva enlaça Parvati por sobre o ombro e puxou-a para junto de si e se fundiram em um só corpo, metade Shiva metade Parvati, ao ver o milagre o sábio compreendeu a grande ofensa que cometerá por considerar Parvati como diferente de Shiva, percebendo o arrependimento do sábio Parvati lhe devolve a energia.
A iconografia de Ardhaniswara é um perfeito balanço entre o masculino e feminino, nos bronzes do sul, por exemplo, o corpo é colocado em tribhanga, ou seja, curvado em três locais, com dois braços do lado de Shiva um segurando o machado (pasha) e outro acariciando o focinho do touro Nandi, os cabelos em dreads trançados sobre a cabeça (jata mukuta) e vestido com pele de tigre, já o lado de Parvati aparece com um braço gracioso a segurar um botão de lótus os cabeços enrolados em jóias sobre a cabeça a formar uma coroa cônica e uma vesthi (saia drapeada) de seda sobre as pernas e pés com tornozeleiras de ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário