segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ujjain

Ujjain, Ujjaini ou como era conhecida na antiguidade Avanti é uma das sete cidades sagradas da Índia junto com Ayodhya, Mathura, Haridwar, Kasi (Varanasi), Kanchipuram e Dwaraka.
Ujjain é situada no banco do rio Shipra, um afluente do Ganga (Ganges), é dito para os que se banham neste rio alcançam a liberação alem de curas de varias doenças, o rio Shipra após sair de Ujjain junta-se ao Chambal que por sua vez une –se ao Yamuna e depois ao Ganga.















Muitos fatos históricos sagrados aconteceram em Ujjain, como a morte do demônio Tripura por parte de Shiva e foi em Ujjain que Sri Krishna e Sri Balarama estudaram sobre a tutela de Sandipani Muni.



































Alem do Ashram de Sandipani Muni e dos ghats (escadarias na margem do rio) sagrados a cidade abriga um dos 12 Jyotilingas (Lingas de Luz) do Senhor Shiva o chamado Mahakaleswara Jyothilinaga.
No Ashram de Sandipani Muni, onde Sri Krishna estudou, está o Gomati Kunda (foto acima e também Sandipani Muni) onde Krishna fez manifestar todos os rios sagrados da Índia para que Seu guru não precisasse sair em peregrinação.
Alguns templos importantes existem em Ujjain como o Gopal Mandir dedicado a Sri Krishna onde a deidade é feita de prata com cerca de 60 cm de altura e abriga duas portas de prata que pertenciam ao templo de Somanath (no Gujarat) que foi destruído pelos invasores muçulmanos em 1026, estas portas foram recuperadas por Mahadji Scindia no Afeganistão e trazidas de volta onde foram instaladas neste templo.
Outro templo muito importante, e o mais visitado na cidade, é o de Mahakaleswara que, como dito acima, abriga a Jyotirlinga do Senhor Shiva, uma das principais deidades de Shiva no subcontinente, é um local sagrado muito antigo mais o templo hoje data do século XIX, pois o anterior (para variar) foi destruído pelos muçulmanos (fotos abaixo).























































Durga é adorada na cidade no templo de Harsiddhi Mandir na forma de Annapurna, Mahalakshimi e Mahasaraswati, este templo marca o local onde caiu a sobrancelha de Sati (Devi) após seu corpo ser dividido em vários pedaços pelo Senhor Vishnu, o templo possui ainda duas colunas de lamparinas espetaculares que são acessas no Navaratri (festa dedicada ás Deusas) próximo ao templo de Devi está uma imensa figueira de Bengala que marca o local onde Parvati fez penitências a fim de conseguir o Senhor Shiva como esposo (fotos a baixo de Annapurna e seu templo).






































Também um Ujjain se situa o Mangalnath o local de nascimento de Mangala Deva, a deidade do planeta Marte, que é adorado junto com os outros planetas no Navagraha Mandir (Templo dos Nove Planetas) no Triveni Ghat, Ganesha é adorado como Chintaman ganesha uma enorme deidade junto com suas consortes Siddhi e Riddhi no Bade Ganeshji Ka Mandir junto ao templo de Mahakaleswara.






















Graças à importância religiosa e política a cidade também foi um grande centro cultural da Índia antiga e no começo da era comum (após o nascimento de Cristo) foi berço de grandes matemáticos como Bramagupta que dali difundiu o uso do zero, dos números negativos e de onde os números indo-arabicos foram difundidos para todo o mundo, o sábio Vaharamihira por sua vez descobria varias identidades da trigonometria e Bhaskaracarya, o famoso Baskara, escreveu o Lilavati (tratado sobre matemática) e criou a linda fórmula de Baskara (que eu tanto amo, kkk).
Não podemos esquecer que Ujjain é um dos quatro locais onde acontece o Kumbha Mela, a maior festa religiosa do mundo, que ocorre na lua cheia do mês de Chaitra (maio-junho) quando Júpiter está em escorpião e o Sol em áries.
Há a ISKCON tem um templo lindo em Ujjain também.












Nenhum comentário:

Postar um comentário