segunda-feira, 13 de julho de 2009

O Primeiro Ocidental.








Muitas pessoas acham que a conversão de ocidentais a religião védica é um fenômeno recente, não é bem assim uma prova arqueológica disto é uma coluna se suportava uma imagem de Garuda perante um antigo templo de Vaasudeva-Vishnu, infelizmente nada resta do templo ou mesmo de Garuda.
A coluna foi erigida por Heliodoros, um embaixador dos reinos gregos na Índia por volta de 110 D.C, na coluna ele se denomina uma bhagavata (devoto de Bhagavam ou Deus Vishnu-Krishna), grupo muito antigo de vaishnavas um das mais antigas correntes vaishnavas conhecidas, está hoje na região de Vidisha na Índia central próximo a famosa cidade budista de Sanchi, o que faz notar que mesmo na era budista o vaishnavismo já pregava e denota também a aceitação de estrangeiros por parte dos brahmanas e sua iniciação dentro da ordem bhagavata, Heliodoros é o primeiro bhakta ocidental documentado na história.
As inscrições são feitas na antiga língua bharmi do norte da Índia e o português foi traduzido do inglês por Dasananda Gouranga Dasa.

"Devadevasa Va [sude]vasa Garudadhvajo ayam
karito i[a] Heliodorena bhaga-vatena
Diyasa putrena Takhasilakena
Yonadatena agatena maharajasa
Amtalikitasa upa[m]ta samkasam-rano
Kasiput[r]asa [Bh]agabhadrasa tratarasa
vasena [chatu]dasena rajena vadhamanasa"

"Essa coluna-garuda de Vasudeva (Krishna ou Vishnu), Deus dos Deuses, foi construído aqui pelo devoto Heliodoros, o filho de Dion, homen de Taxila, enviado pelo grande Rei da Grécia (Yona) Antialkidas, como embaixador para o Rei Kasiputra Bhagabhadra, o filho salvador da princesa de Benares, no décimo quarto ano de seu reino."

"Trini amutapadani‹[su] anuthitani
nayamti svaga damo chago apramado"

"Três preceitos (pegadas) imortais... quando praticados levam ao paraíso: auto-controle, caridade e consciência". Nas fotos detalhe com as inscrições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário