quarta-feira, 8 de abril de 2009
Ahobilam
Lakshimi Narasimha
Entre os vaishnavas uma das formas mais incríveis e adoradas do Senhor é Nrshinhadeva, o leão divino encarnação da ira de Sri Vishnu como meio homem meio leão que veio para salvar seu querido devoto Prahlada do pai demoníaco.
Na Índia o estado que mais adora esta forma do Senhor é Andra Pradesh no sul da península, e entre vários locais devotados a Narasimha o mais santo é Ahobilam onde Nrsimhadeva apareceu. E considerado um dos 108 Divyas Desam (moradas Divinas de Sri Vishnu) e foi cantado em glorias por Tirumangai Alvar (ver o post sobre Tirumangai).
Até pouco tempo atrás era uma cidadezinha meio esquecida, cercada pela reserva florestal de Nallamala, a região é a única no mundo onde se adoram as 9 formas do Senhor Nrsimha, que são:
Varaha Narasimha
Malola Narasimha
Yogananda Narasimha
Pavana Narasimha
Karaancha Narasimha
Chatravata Narasimha
Bhargava Narasimha
Jwala Narasimha
Ahobila Narasimha
As Deidades se espalham em uma área entre a cidade, vilas e a floresta, dividido em duas zonas a Ahobilam Alta e Ahobilam Baixa, na parte alta ficam as cavernas que são usadas como templos e em nem todas elas a deidade tem uma adoração regular devido à dificuldade para chegar nestes locais.
Ahobilam Baixa.
Na parte baixa o principal templo é o de Prahlada-varada Narasimha ou Lakshimi Narasimha que tem mais de 900 anos e fica no centro da cidade, onde se adora a forma de Nrsimha abençoando Prahlada Maharaja, é um belo templo com muitas esculturas descrevendo as formas de Nrsimhadeva, a certa distancia deste fica o templo de Chatravata Narasimha sobre uma árvore pippal (figueira), e a partir deste a caminho da parte alta existem os templos de Karanda Narasimha e Yogananda Narasimha onde se diz que o Senhor ensinou yoga a Prahlada.
Ahobilam Alta.
O principal templo é o de Ugra Narasimha (ugra significa irado) dedicado a Narahari na forma que sai da coluna para matar Hiranyakasipu, a deidade é auto-manifesta e esta dentro de uma caverna, o templo fica sobre uma colina e tem as montanhas de fundo, próximo a este templo fica o templo de Krodha Narasimha na caverna de Vaharanarasimhar onde existem duas deidades a de Vaharadeva (encarnação de Javali) e Nrsimhadeva, que são adoradas nesta caverna á milhares de anos. O próximo templo é o de Malola Narasimha onde a deidade é adorada numa forma pacifica ou santa-rupa junto com sua consorte Sri Lakshmidevi.
Subindo as colinas o próximo templo a ser visto é o de Jwala Narasimha onde o Senhor é adorado numa forma chamado Ugrakala, neste local acredita-se que demônio Hiranyakasipu foi morto pelo Senhor, a deidade fica em uma caverna de frente a um penhasco e é de difícil acesso de lá já se vê o local onde estava a coluna de onde surgiu o Senhor ou Ugra-sthamba que é alcançado após uma árdua caminhada até o topo da montanha, o local é marcado por uma bandeira e pelas pegadas gravadas em pedra do Senhor Narahari.
O próximo templo é o de Pavana Narasimha onde uma forma shakta do Senhor é adorada, neste templo quando se oferece caldo de cana para a deidade ela bebe e “vomita “ uma parte de volta como prasada ( comida santificada).
A cidade de Ahobilam também e a sede do ramo Vadagalai da Sri Sampradaya (divisão do vaishnavismo ou culto a Vishnu)
Sri Maloola Narasimha koil (templo)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário