quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ahobilam


Lakshimi Narasimha
Entre os vaishnavas uma das formas mais incríveis e adoradas do Senhor é Nrshinhadeva, o leão divino encarnação da ira de Sri Vishnu como meio homem meio leão que veio para salvar seu querido devoto Prahlada do pai demoníaco.
Na Índia o estado que mais adora esta forma do Senhor é Andra Pradesh no sul da península, e entre vários locais devotados a Narasimha o mais santo é Ahobilam onde Nrsimhadeva apareceu. E considerado um dos 108 Divyas Desam (moradas Divinas de Sri Vishnu) e foi cantado em glorias por Tirumangai Alvar (ver o post sobre Tirumangai).
Até pouco tempo atrás era uma cidadezinha meio esquecida, cercada pela reserva florestal de Nallamala, a região é a única no mundo onde se adoram as 9 formas do Senhor Nrsimha, que são:
Varaha Narasimha
Malola Narasimha
Yogananda Narasimha
Pavana Narasimha
Karaancha Narasimha
Chatravata Narasimha
Bhargava Narasimha
Jwala Narasimha
Ahobila Narasimha
As Deidades se espalham em uma área entre a cidade, vilas e a floresta, dividido em duas zonas a Ahobilam Alta e Ahobilam Baixa, na parte alta ficam as cavernas que são usadas como templos e em nem todas elas a deidade tem uma adoração regular devido à dificuldade para chegar nestes locais.
Ahobilam Baixa.
Na parte baixa o principal templo é o de Prahlada-varada Narasimha ou Lakshimi Narasimha que tem mais de 900 anos e fica no centro da cidade, onde se adora a forma de Nrsimha abençoando Prahlada Maharaja, é um belo templo com muitas esculturas descrevendo as formas de Nrsimhadeva, a certa distancia deste fica o templo de Chatravata Narasimha sobre uma árvore pippal (figueira), e a partir deste a caminho da parte alta existem os templos de Karanda Narasimha e Yogananda Narasimha onde se diz que o Senhor ensinou yoga a Prahlada.
Ahobilam Alta.
O principal templo é o de Ugra Narasimha (ugra significa irado) dedicado a Narahari na forma que sai da coluna para matar Hiranyakasipu, a deidade é auto-manifesta e esta dentro de uma caverna, o templo fica sobre uma colina e tem as montanhas de fundo, próximo a este templo fica o templo de Krodha Narasimha na caverna de Vaharanarasimhar onde existem duas deidades a de Vaharadeva (encarnação de Javali) e Nrsimhadeva, que são adoradas nesta caverna á milhares de anos. O próximo templo é o de Malola Narasimha onde a deidade é adorada numa forma pacifica ou santa-rupa junto com sua consorte Sri Lakshmidevi.
Subindo as colinas o próximo templo a ser visto é o de Jwala Narasimha onde o Senhor é adorado numa forma chamado Ugrakala, neste local acredita-se que demônio Hiranyakasipu foi morto pelo Senhor, a deidade fica em uma caverna de frente a um penhasco e é de difícil acesso de lá já se vê o local onde estava a coluna de onde surgiu o Senhor ou Ugra-sthamba que é alcançado após uma árdua caminhada até o topo da montanha, o local é marcado por uma bandeira e pelas pegadas gravadas em pedra do Senhor Narahari.
O próximo templo é o de Pavana Narasimha onde uma forma shakta do Senhor é adorada, neste templo quando se oferece caldo de cana para a deidade ela bebe e “vomita “ uma parte de volta como prasada ( comida santificada).
A cidade de Ahobilam também e a sede do ramo Vadagalai da Sri Sampradaya (divisão do vaishnavismo ou culto a Vishnu)

Sri Maloola Narasimha koil (templo)




Sri Bhagava Narasimha.


Sri Ugra Narasimha.

Marca dos ´pés de lótus de Sri Narasimha no local onde havia a coluna de onde Ele emergiu a ugra-sthamba.
Sri Yogananda Narasimha.


Ugra Sthamba.


Sri Pavana Narasimha.
Templo de Lakshimi Narasimha.


Coluna no templo de Lakshimi Narasimha.

Templo de Kroda Narasimha.
Sri Kroda Narasimha.


Karanja Narasimha koil.
Templo de Jwala Narasimha.
Deidades em Jwala Narasimha, onde Ele aparece brigando e depois matando Hiranyakasipu.



Templo de Chatravata Narasimha.

Sri Chatravata Narasimha.

Templo de Ugra Narasimha.

Kunda (tanque) abandonado no meio da floresta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário