sexta-feira, 3 de abril de 2009

Chitrakut a floresta de Rama.

Templo de Rama Chitrakuta.
Chitrakut que significa bela montanha é hoje uma bela cidade sagrada e tranqüila as margens do rio Indrani no estado de Uttar Pradesh no norte da Índia, famosa pelas suas cachoeiras e florestas e, sobretudo, por ter abrigado Sri Rama , Sita Devi e Lakshmana durante 11 anos do Seu exílio de 14 anos.
Conforme descrito no Ramayana, Rama viveu na floresta de Chitrakut em paz com Sita até ser descoberto por Suparnaka, a irmã de Ravana, que após ter sido rejeitada por Rama tentou matar Sita e foi detida por Lakshmana que cortou seu nariz, ela então fez com que Ravana se encantasse por Sita e a seqüestrasse.
Próximo de onde Rama viveu também era o ashram de Atri e de sua esposa Anasuya, que fez que com que o rio Ganga (Ganges) aparecesse como o rio Mandakini, pois era preciso de água sagrada para os rituais de seu esposo. Rama diariamente se banhava neste rio e Sita num lago próximo chamado Janaki Kunda onde se conservam pegadas do casal divino.
A cidade de Chitrakut ainda hoje é cercada de floresta e é um local extremamente sagrado principalmente para os devotos de Sri Ramachandra.
Com cerca de 30 templos na cidade e importantes locais para banhos (ghats), é um local pacifico e praticamente intocado por turistas estrangeiros mais em dias de festivais milhares de indianos vão para lá. Os locais mais importantes na cidade são:
- Ramaghat - localizado no centro da cidade é o mais importante ghat para banhos no rio Mandakini.
- Kamadgiri – colina coberta por floresta a 5 km da cidade cheia de templos no percurso é onde Rama e Sita viveram durante o tempo que estavam em Chitrakut.
- Janaki Kunda – local onde Sita também chamada Janaki (pois é filha de Marahaja Janaka) se banhava, hoje além do lgo tem um templo dedicado a Sita e outro a Hanuman.
- Sati Anasuya – local onde vivia Atri Muni e sua esposa a casta Anasuya com seu filho um encarnação de Brahma , Vishnu e Shiva juntos chamado Dattatreya.
- Sphatik Sila – onde morava Jatayu (encarnação de Garudaji como abutre) e onde existe uma pegada de Rama.



Ghat Chitakut.

Rama ghat.

Janaki kunda.

Floresta Chitrakut.





cachoeiras em Chitrakut.

2 comentários:

  1. Néctar Arjuna... Mto boa postagem.
    Ramacandra sempre me enche de amor e entusiasmo.
    Obrigada
    Bolo Ram

    ResponderExcluir
  2. O proximo post podia ser sobre o Senhor Nrsimhadeva com fotos...
    apenas uma sugestáo,
    Muito bom passar por aqui
    abraco
    Alice Vasconcelos

    ResponderExcluir