quarta-feira, 10 de junho de 2009

Kamakhya Mandir Assam



Indra no pátio do templo.



















No nordeste da Índia o estado de Assam esta situado aos pés dos Himalayas, na capital do estado a cidade de Guwahati abriga um dos principais templos dedicados a Devi que também é um dos templos tântricos mais importantes no subcontinente, o templo de Kamakhya considerada como uma manifestação de Durga-Kali.
O templo é o centro de um complexo de templos dedicados a Devi em seus aspectos como Dasamahavydia, ou Dez Grandes Conhecimentos, como por exemplo, as deusas Chinnamasta, Bhuvaneswari, Bagalamukhi, Chamundi, etc.
A história do templo esta ligada as lilás (passatempos) de Shiva e Sati, pois naquele local o divino casal praticava seus jogos amorosos e, mais tarde, após Sati ter se imolado no fogo por motivo de uma briga com seu pai Daksha, enquanto Senhor Shiva dançava a chorar com seu corpo pelos Himalayas o Senhor Vishnu cortou o mesmo com sua chakra (disco afiado) fazendo com que o órgão genital da deusa caisse naquele local.
O templo atual data de 1565, reconstruído pelo rei Chilarai após a destruição feita pelos muçulmanos (sempre eles) seguindo um estilo local aparentado ao do estado da Bengala com tetos curvos e shikara (abóboda) arredondada.
O templo é decorado com varias deidades no lado externo e dividido em 3 salas internamente no eixo leste oeste.
A sala mais a oeste retangular não é muito usada, a sala central abriga varias deidades entre ela Naranarayana (uma encarnação de Vishnu) uma de Devi entre outras e dá acesso ao garbhagriha, a sala principal em forma de caverna, lá não existe deidade e sim uma rocha natural no formato de um yoni (genital feminino) que é uma nascente perene de água, a Yoni de Sati.
Uma vez ao ano durante o festival de Ambuvaci quando a menstruação de Kamakshi Devi é comemorada, o principal festival do templo, a água que nasce da pedra sai vermelha e o templo é fechado por três dias para “purificar” a deusa.
O estilo de adoração no templo é tantrico tanto da linha Vamachara (mão esquerda) quanto Dakshinachara (mão direita) as oferendas são geralmente vegetarianas e de flores, mas é comum o sacrifício de animais que são feito fora to templo propriamente dito.
Yoni puja.

Lalita em bronze e Yogini na parede do templo.

Um comentário:

  1. Lindo post!!!

    Jay Devi! a região de assam é uma das mais ricas na cultura tantrica!! acho que por isso uma das partes mais importantes do lila de devi está lá.

    ResponderExcluir