terça-feira, 2 de junho de 2009

Ganga Puja

Deidade de Ganga Devi a deusa do rio Ganges.

















Hoje é comemorado o Ganga Puja ou o dia de adoração ao Sagrado rio Ganga.
Considerado como a pureza personificada, o amor por Deus na forma líquida o Ganga गंगा (nome verdadeiro do Rio Ganges) é adorados por hindus em qualquer lugar do planeta onde houver um seguidor do Sanathana Dharma de Bali na Indonésia ao Alaska (na foto Ganga em escultura no Nepal).
O Ganga é considerado a água que emana dos pés de lótus de Sri Vishnu por esta razão também é chamada de Vishnupatni, é dito em alguns Puranas que Brahma banhou os pés de lótus de Vishnu e guardou a água em seu kamadalu (pote para água usado por renunciantes) está água seria o Ganga, que se personificou como uma bela deusa vestida de branco com quatro braços que levam entre outras coisas um pote de sua própria água, montada sobre um makhara um ser parecido com um crocodilo.
Esta água mais tarde formou um rio que circulava pelo mundo espiritual até que o Senhor Vishnu se manifestou como Vamanadeva e mediu todo o universo material com três passos e o dedão de Seu pé fez um furo nas camadas que fecham este universo fazendo com que a água do Ganga no mundo espiritual fluísse por ele nos sistema planetários superiores onde aparece como a Via Láctia até que um dia um grande Rei de Ayodhya ( no norte da Índia) desejava ter um filho e foi abençoado com muitos deles.
Feliz com o grande descendência e querendo estabelecer seu poder o rei decidiu fazer um aswamedha ou sacrifício de cavalo (ver post sobre o assunto) mas o cavalo fora roubado por Indra por motivo de inveja e o rei mandou todos os seus filhos com exceção do mais novo atrás do cavalo, Indra deixou o cavalo próximo ao eremitério (ashram) da encarnação de Deus o Senhor Kapila, os príncipes ao acharem o cavalo próximo ao sábio O insultaram e fizeram com que sua meditação e penitência fosse quebrada, o sábio que a anos não abria os olhos ao faze-lo fez com que os filhos de Sagara fossem reduzidos a cinzas e por não terem sido realizados os ritos fúnebres devidos e por terem falsamente acusado o sábio de roubo as almas dos filhos do rei Sagara foram transformados em fantasmas a vagar sem paz.
O filho mais jovem do rei ao notar que seus irmãos não retornavam foi em sua busca. Ao chegar ao ashram de Kapila foi informado pelo sábio o ocorrido e que também que eles (as almas dos irmãos) só teriam paz e seriam admitidos no céu quando suas almas ficassem livres dos pecados por eles cometidos e isso só seria possível caso o rio Ganga lavasse seus restos mortais, mas só o neto de Sagara e não seu filho conseguiria este feito.
O tempo passou e nasceu Bhagiratha o neto do rei Sagara que reinou com responsabilidade, mas não esquecia da profecia pelo qual ele deveria libertar a alma de seus ancestrais e assim renunciou ao reino e se dirigiu aos Himalayas para fazer penitencias e pedir com que o Ganga descesse ao mundo dos homens.
Bhagiratha fez muitas penitências severas por muitos anos pedindo ao senhor Brahma para que Ganga descesse e a deusa Ganga para que ela viesse salvar a alma de seus ancestrais, Brahma então satisfeito com a devoção de Bhagiratha pediu a Ganga que ela descesse das esferas celestiais, ela aceitou mas lembrou que a força de suas águas destruiriam toda a Terra, Bhagiratha então orou ao Senhor Shiva, que é conhecido como Sthanu ou “inabalável”, pois só Ele poderia suportar tamanha pressão e fazer com que a Terra fosse salva do poder de destruição do Ganga.
Então com os arranjos feitos Ganga se precipitou do mundo divino como a Via Láctea celestial e viajou em direção aos Himalayas caindo sobre a cabeça de Shiva que a tomou e dividiu em vários riachos no meio a seus cabelos de tranças emaranhadas reduzindo sua força destruidora, Ganga então escorria pelo corpo de Shiva, e Ele a tomou como segunda esposa( para ciúme de Parvati) Ganga continuo seu caminho descendo o Himalaya como uma bela mulher vestida com vestes brancas feita das espumas das suas águas.
Ganga então ordenou a Bhagiratha que lhe mostrasse o caminho até as cinzas de seus ancestrais.
Bhagiratha montou em uma quadriga e foi seguida por Ganga que na sua passagem destruía montanhas, fazia vales, irrigava desertos fazendo com que as populações por onde ela passava viessem as suas margem e a adorassem pois ela lhes dava a vida e redimiria seus pecados.
Ganga seguiu Bhagiratha até o ashram do sábio Kapila transformando o local em uma ilha ( a ilha de Sagara na foz do rio hoje na Bengala) e lavou as cinzas dos filhos do rei Sagara os livrando dos pecados e fazendo com que suas almas fossem aceitas no céu.
Dali Ganga continou seu caminho e desceu para os planetas infernais (Patalas) sendo assim o único rio que flui pelos três mundos.
Ganga Mai Ky Jaya.
O rio Ganga é muito importante não só como fonte sagrada mais como fonte de vida, uma a cada dez pessoas neste planeta vive de suas água e outros milhares vão a suas margens em peregrinação para se purificarem de seus pecados, a modernidade faz com que o bom censo se perca e hoje também se jogam detritos em suas águas, mas o Ganga apesar do que dizem continua a ser um rio vivo e muito, com crocodilos, botos, tartarugas e até tubarões, além de dar vida a tigres, elefantes, rinocerontes e outra infinidade de formas de vida.
Concede três safras anuais a seus habitantes e devotos a quem dá e tira a vida na época das grandes monções (como a foto abaixo em Varanasi), em que suas águas destroem campos, casas e cidades, além de uma importância histórica impar no mundo, pois muitas das cidades mais antigas deste planeta como Varanasi e Pataliputra (atual Patna) se situam em suas margens.
È dito que ele desaparecerá ao fim da atual era de Kali, da mesma forma que o rio Saraswati, e não restará mais esperança par as almas desencaminhadas, a geleira que alimenta as suas fontes terrestres nos Himalayas diminui ano a ano e derreterá totalmente um dia.
Mas por enquanto nos vale adora-la e agradecer sua imensa bondade no nosso regresso para Deus, para nossa volta ao supremo, pois ela (Ganga) é amor liquido por Deus.
Todas as glórias a Ganga Devi!!!

Um comentário: