quarta-feira, 8 de julho de 2009

Chamunda Devi











Chamunda, Chamundi, Chamundeswari ou Charcika são nomes de uma forma de devi muito ligada a Kali como um dos aspectos mais aterradores de Devi.
Chamunda é geralmente representada como uma das saptamatikas (sete Mães) citada assim no Mahabharata ou como a principal das 64 Yoginis que servem à deusa Durga.
De grande importância nos ritos tântricos Shaktas Chamunda vive nos crematórios e nas florestas, seu nome deriva de dois generais demônios mortos por ela chamados Chanda e Munda em uma historia narrado no Devimahatmya do Markandeya Purana.
Ela é uma das poucas devis que recebem sacrifícios de animais e álcool nas suas oferendas e é ligada a Rudra um dos aspectos mais irados do Senhor Shiva.
No Devimahatmya é dito que ela nasceu de uma emanação da ira de Durga e após matar os demônios Chanda e Munda foi chamada de Chamunda por Durga, em outros Puranas constam outras passatempos acerca sua criação, como é muito ligada a kalai as vezes Kali também é chamada de Chamunda e até mesmo Durga recebe esta denominação (de fato são diferentes manifestações da mesma energia Shakti), mas geralmente Chamunda e representada nas artes como uma mulher de corpo amaciado com quatro a doze braços carregando varias armas entre elas o trishula (tridente), kapala (parte superior do crânio), espada, damaru (um tambor) entre outras, usa o peito desnudo um colar de cabeças ou crânios e geralmente mostrada sentada ou agachada sobre um cadáver (bem simpática né), em outros textos como o Vishnudharmottara Purana ( um texto de grane importância nas artes de iconografia) ela é considerada a manifestação da depravação (não que ela seja depravada da mesma forma que Shiva controla a Tama Guna “ignorância” mas não é atingido por ela) e guardiã do sudoeste.
Poucos templos são dedicados a Chamunda no subcontinente alguns no Rajasthan e no sul onde um dos mais importantes é o Chamundeswari em Mysore onde Chamunda é a deidade da família real de Bangalore, ela também tem muitos adoradores no Nepal uma região tradicionalmente tântrica.
Uma historia interessante e de uma deidade de Chamunda hoje na cidade Osian no Rajasthan que é adorada por jainistas, que sendo estritos vegetarianos não podiam oferecer sacrifícios a ela assim ela se manifestou dizendo que eles poderiam fazer oferendas vegetarianas e sem álcool à deusa.

2 comentários:

  1. ÓTIMAS INFORMAÇOES! SEMPRE ENTRO AQUI PARA LER AS MATÉRIAS!

    HARIBOL!

    ResponderExcluir
  2. Amei!!!!!!!! Jay Guru Deva OMMMMMMMMM........

    ResponderExcluir