quarta-feira, 15 de julho de 2009

काली Kali
























Vou tentar explicar de umas das manifestações mais difíceis de explicar da religião védica a deusa Kali काली.
Ela é uma das formas mais enigmáticas e controversas principalmente para a mente moderna e ocidental, mas vou tentar passar um pouco do que sei acerca esta grande personalidade.
Para quem não esta familiarizado com ela a primeira impressão é de medo e horror – uma bela mulher nua usando um pequeno saiote de braços e mãos decepados um colar de cabeças decepadas ou crânios um longo e luxuriante cabelo despenteado e solto ao vento, caninos longos, boca manchada de sangue com a língua para fora, três olhos vermelhos, e geralmente quatro mãos carregando uma espada pingando sangue, uma cabeça decepada e um gesto abençoando (varada-mudra) e outro pedindo para não teme-la (abhaya-mudra) num cenário que pode ser um campo de guerra ou um crematório, é ela não se encaixa nos “standards” de doçura e refinamento.
É dá para assustar mais o efeito e como ver o mar de longe pode ser de vários tons de azul ou verde mais ao pegarmos a água e nos aproximarmos veremos que a água é transparente, assim Kali também é muito diferente do que aparenta.
Enquanto alguns cultos hindus lhe rendem muitas homenagens outros a abominam,faz parte de né, geralmente se abomina o que não se entende por medo ou o que simplesmente nos chamamos de “o outro”.
Mas ao vermos a simbologia neste aspecto aterrador com certeza criaremos admiração por ela.
A palavra Kali significa tanto “negro”, ela tem uma tonalidade azul beirando o negro, e também e principalmente é a forma feminina de kala ou seja tempo, pois ela é o poder do tempo que tudo devora e não tem dó de nada nem ninguém, o tempo que cresce em proporções infinitas e destrói os mundos manifestos, junto com o falso-ego (ahankara) existente neles.
Ela aparece geralmente sobre o corpo “morto” de Shiva, seu esposo, que sem ela é shava ou um cadáver em um crematório ou campo de batalha com vários cadáveres ao chão, parece aterrador mais o cenário está em harmonia com a idéia de que tudo tem um fim e nada mais poderoso para demonstrar isso que estes locais de morte, onde só ela esta viva demonstrando que o divino esta além do material mesmo quando este esta imanifesto, por isso também ela esta nua, vestida de céu, pois não conhece limites, seus cabelos soltos representam sua liberdade, NADA pode parar o tempo.
Ela é a personificação de Tamas ou a ignorância, energia esta responsável pela dissolução dos mundos e ela é também o vácuo do universo e o vácuo antes e depois da criação por isso ela também é negra, pois, todas as cores se fundem no negro, como representa também o período em que o universo esta imanifesto dentro do corpo do Senhor Vishnu ela é chamada Maharatri ou a “Grande noite”.
As mãos em sua cintura representam as oferendas recebidas por ela, pois mãos são um símbolo ótimo para o trabalho e alguém só pode oferecer o fruto de seu próprio trabalho, as mãos também são símbolos de energia, da energia que altera o mundo.
O colar de crânios em numero de 50 representa as letras do alfabeto sânscrito a manifestação dos sons e dos mantras de onde se manifesta a criação.
Como ela manifesta a energia para a dissolução para que haja uma nova criação não é por menos que ela tenha esta aparência mais ela é considerada pelos seus devotos como a Mãe e por isso o abhaya-mudra com a mão levantada dizendo “não tenham medo” e para quem lhe pede ela também da as graças como indica o varada-mudra ou a mão aberta virada para baixo um símbolo de benção.
Sobre o Senhor Shiva sobre seus pés existe uma historia que explica o por que:
Kali nasceu da ira de Durga quando esta juntou as sobrancelhas em ira na sua luta contra os demônios saltando de entre seus olhos, após destruir os demônios em batalha kali começou a dançar de forma desenfreada e enquanto dançava os mundos tremiam e ameaçavam ser destruídos então os devas foram ao Senhor Shiva pedir que tentasse parar sua querida esposa, o Senhor Shiva então pediu para que kali interrompesse a dança, mas, como ela estava em êxtase nem lhe ouviu, então Shiva se jogou em meio aos corpos no chão abaixo de Kali para que Seu corpo absorvesse o impacto da dança mas quando Kali viu consorte sobre ela recolheceu o erro e colocou a língua para fora de vergonha.
Como Kali é shakti ou energia de Shiva nada mais natural de que ela fique “firme” sobre seu esposo.
Kali e figura central dentro dos cultos tântricos e shaktas, uma das poucas deidades para que se oferecem sacrifícios de sangue hoje em dia possui muitos templos dedicados a ela principalmente no estado da Bengala onde sua festa é um grande evento anual.
Muito mais poderia ser dito acerca de Kali Devi mais se for colocar tudo aqui teria de escrever um livro, que quiserem saber mais sobre ela podem ler Kali: the feminine force de Ajit Mookerjee ou Hindu Goddesses: Vision of the Divine Feminine in the Hindu Religious Traditions de David Kinsley ótimos livros ou pode ainda me perguntar se não souber a resposta juro que irei atrás.
Para os vaishnavas (sei que entram vários aqui) vai uma informação no mínimo interessante uma vez Krishna esta com Radha e as outras gopis na floresta de Vrindavana então o esposo de Radha veio na direção onde o grupo se encontrava presentindo sua chegada Krisna tomou a forma de Kali e as gopis começaram a adora-Lo naquela forma e assim Krishna enganou (mais uma vez) o marido de Srimati Radharani (duas fotos abaixo são sobre este passatempo a ilustração e a deidade de Kali de amarela vestica como Krishna com turbante).


Um comentário: