quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Sari essência da mulher.







O sari é a roupa símbolo da mulher indiana, teoricamente uma faixa de tecido que varia de 4 a 10 metros de comprimento dependendo da região e do estilo de que ele é atado ao corpo.
A palavra sari ou saree deriva de “sattika” como é descrito em antigos textos jainistas e budistas.
Nas escrituras hindus ele aparece citado tanto no NatyaShastra ( escritura sagrada que fala acerca das artes performáticas).
Todas as antigas descrições de sari em esculturas o mostram como muito parecido com o dothi utilizado por homens hoje em dia, o estilo em que o sari é passado entre as pernas e preso atrás na cintura até hoje é chamado de kache ou seja correto ou certo e é usado principalmente no estado de Maharastra.
Um ponto de controvérsia entre os historiadores é a antiguidade da choli ou a blusa que se usa embaixo do sari, alguns dizem que é uma invensão moderna e se apoian nisso pelas esculturas e textos que descrevem as mulheres com os seios á mostra como foi utilizado por muitas mulheres de diversas comunidades no sul e leste da Índia até o começo do século XX, mas também existem evidências de faixas sobre os seios ou só o próprio sari cobrindo o corpo, até hoje é possível encontrar mulheres que só usam o sari sem a choli.
Já a anágua parece ter sido introduzida pelos ingleses, pois não é citado antes do período do Raj.
Existem diversas maneiras de se usar o sari a mais comum se chama nivi onde ele é pregueado em frente ao corpo e depois o pallav ou manto é dobrado no sentido do comprimento e colocado sobre o ombro esquerdo caído até a altura dos joelhos.
O estilo do norte da Índia onde o manto cai para a frente do corpo, o bengali onde não se fazem as pregas frontais e o pallav dá duas voltas sobre a aparte superior do corpo e o kache onde a parte inferior é usado passando uma das pontas entre as pernas enquanto a superior fica igual no estilo nivi, além das citadas a um grande numero de estilos regionais ou usados por certas comunidades ou em ocasiões especiais.
Em estilo de confecção de saris existe uma imensa variedade sendo os mais famosos os:
-varanasi.- de seda brocado com ouro ou prata de Varanasi
-orissa ikata- feito no estado de Orissa com a técnica de Ikat onde os fios são tingidos antes de serem tecidos.
-jamdani- feito com um finíssimo algodão na Bengala.
-paithani- em seda de cores escuras geralmente verde com o manto em ouro que lembra um um tecido totalmente de ouro, são uns dos mais caros da Índia feito no maharastra.
-kanchipuram -feito no sul da Índia com cores vivas e contrastantes com bordas muito trabalhadas e grossas e o interior em cores lisas.
-balampuram – são os saris de Kerala brancos com faixas douradas.
Além dos descritos acima existe uma grande variedade.
Agora é só escolher a cor e o modelo e usar.

Um comentário:

  1. Arjuna meu querido!
    Gostaria de dar uma sugestão, acho o sari muito lindo e assim como eu acredito que um monte de mulheres tb! Que tal vc colocar para nós fotos com seqüencias de como enrolar o sari? Eu amarei!
    Bjus, Quyna!

    ResponderExcluir