sexta-feira, 17 de abril de 2009

ஸ்ரீ சிவ நடராஜம் Nataraja


Um seguidor da cultura védica seja ele vaishnava, shaiva ou shakta se curva diante da beleza do ícone de Shiva Nataraja, considerados por muito como o escultor francês Rodin como a perfeita expressão do movimento rítmico.
Nataraja significa rei da dança, um epíteto de Shiva representado principalmente em bronze e adorado principalmente entre o tamis (naturais do estado de Tamil Nadu, Índia) no templo de Chindabaram, a forma mais comum é de Shiva dançando em um circulo de chamas com a perna esquerda levantada e quatro braços. Shiva tem dois estilos de dança a chamada lasya (digamos gentil) e a tandava (mais enérgica) na forma de Nataraja está representada a forma de tandava.
Os principais componentes representados no ícone de Nataraja são:
- a mão direita superior que carrega o tambor damaru que representa o som da criação e marca o ritmo da dança, com o damaru rasta um mudra especifico.
- a mão esquerda superior que carrega o fogo da destruição que com a mão direita sugere os extremos e o tempo que vai da criação à destruição.
- a mão direita inferior está em abhaya mudra que significa para não ter medo e a proteção contra o mal e a ignorância.
- a mão esquerda inferior aponta para baixo em direção a perna levantada significando liberação aos que seguem o dharma.
- o anão sobre o qual Shiva dança apasmara ou a ignorância (também chamado epilepsia).
- as tranças dos cabelos de Shiva geralmente atados ao topo da cabeça se soltam e destroem os planetas e os astros.
- Ganga Devi ( a deusa do rio Ganges) é representada como uma sereia e suas agús se vaporizam durante a dança.
-o circulo de chamas representa o mahatattva ou universo manifestado.
- a serpente que envolve o abdômen de Shiva representa a Kundalini ou a Shakti que existe dentro de todos os seres.
- o rosto sereno de Shiva com um leve sorriso representa a Sua neutralidade.
Esta forma representando Shiva dançando foi criada durante a dinastia Pallava (a partir do século VII) e refinada durante o período da dinastia Chola (a partir do século IX) onde tomou o formato mais conhecido, pois os Cholas tinham Nataraja como deidade principal de sua família (kula-devata).
Para ela (a deidade) os Cholas construíram o imenso complexo do templo de Sabhanayaka Nataraja em Chindambaram na antiga floresta de Tillai, local onde Shiva mostrou a dança sagrada numa disputa de dança com sua esposa na forma de Kali Devi.
Segundo a história alguns sábios (Vyagrapada e Patanjali) queriam ver a dança de Shiva e sabiam que ela ocorreria naquele local para onde se digiram e fizeram penitencias esperando o grande evento.
Shiva foi desafiado por Kali para ver quem dançava melhor e receberia o título de melhor dançarino, ao saber da disputa os Deuses se dirigiram ao local, pois ninquem queria perder o grande show da kalpa (kalpa é uma das quatro eras)!!!.
Sri Vishnu tocou a Mrdanga (tambor de duas peles), Brahmaji os kartalas (cimbalos de mão), Saraswati a Veena (instrumento de cordas), Lakshimi o canto, Indra tocou flauta, e outros deuses acompanhavam com palmas ritmadas (só tinha músicos feras rs), assim começou a dança da bem-aventurança ou anandatandavam.
Os dois dançarinos se empenhavam em fazer os mais difíceis movimentos e Shiva levantou o pé acima de sua cabeça o que fez mostrar seus genitais, Kali não querendo que lhe acontecesse o mesmo não fez tal movimento e Shiva então saiu vencedor da disputa. Kali então teve de sair e hoje é adorada nos limites de Tillai (Chindambram).
Com certeza hoje é um dos mais famosos símbolos da Índia.

Shiva na Urdhavatandava a posição que Kali não quis fazer.

Algumas das 108 posiçoes ou karanas da dança de Shiva na tandava.















Um comentário:

  1. Om Namah Shivaya!!! legal esse post, aproveita e posta sobre Kali devi prabhu!!!

    Namaskar

    Erlanio ~, Ekananda das

    ResponderExcluir