quinta-feira, 2 de abril de 2009

Rama Navmi


Amanhã será comemorado o aparecimento (nascimento ) da Suprema Personalidade de Deus Sri Ramachandra ou Rama como é mais conhecido.
Rama nasceu como o filho mais velho de rei de Ayodhya, Maharaja Dasharatha e uma de suas rainhas chamada Kaushalya.
Ramachandra é um dos principais avataras (encarnações) do Senhor neste mundo, veio como um homem, esposo e rei perfeitos que colocava o cumprimento do Dharma em primeiro lugar antes de qualquer coisa, inclusive acima de todas as vontades pessoais.
A história de Rama foi descrita pelo sábio Valmiki num dos maiores e mais famosos épicos da humanidade o Ramayana (se alguém quiser tenho o texto todo em inglês em formato txt da mais de mil e seiscentas paginas rs.), o Ramayana é uma das maiores fontes (ao lado do Mahabharata) de exemplos de vida para hindus de todo o mundo, fonte inesgotável de referencias para as artes principalmente a dança.
A história de Rama como cumpridor ideal do Dharma começa quando por motivo de um voto feito a umas de suas esposas o rei Dasharatha se vê obrigado a mandar seu querido filho para um exílio de 14 anos na floresta.
Rama, que acompanhado de sua fiel esposa Sita, o protótipo da mulher ideal, e por seu irmão Lakshmana seguem para a floresta visitando sábios e combatendo demônios para a proteção dos sábios em seus eremitérios, até que Ravana o rei demoníaco de Lanka (atual Sri Lanka) ouve falar da beleza de Sita e a seqüestra para tela como sua rainha.
Então começa a busca de Sita por Rama e o encontro deste com seu maior devoto o macaco da raça Vanara chamado Hanuman, que na verdade é filho de Vayu o deus do vento.
Rama segue então com ajuda de um exercito de animais vai até o reino de Lanka e com uma ponte de pedra cruza o mar e derrota Ravana e seus seguidores retornando a Ayodhya, e já tendo passado os 14 anos do exílio e coroado rei.
Mas a história não acaba ai, Rama por ser seguidor ideal dos deveres do dharma se vê em um dilema, um rei nunca pode ser mal visto pelos seus súditos, e Rama ao sair disfarçado pelas ruas de Sua cidade descobre que era mal visto por aceitar sua mulher (Sita ) mesmo esta tendo vivido na companhia de outro homem.
Rama mesmo sabendo que Sita era inocente (Sita havia se submetido ao fogo mas este não a causou dano algum pois Agni, o deus do fogo não encontrou mácula alguma em Sita) mas o povo não sabia disso, e foi obrigado a separar-se dela e a enviou par o Ashram de Valmiki (o escritor do Ramayana) onde ela teve os dois filhos de Rama chamados Lava e Kusha.
Rama e Sita passam os restos de seus dias tristes pela separação até que Sita se entrega novamente a mãe Terra (de onde havia nascido no local onde hoje é Janakpur no Nepal) e Rama após passar o reino a seus filhos encerra sua vida no rio e é seguido por todos os habitantes de Ayodhya.A história de Rama foi contada e recontada e é de estrema importância ainda hoje nos paises do sul e do sudeste asiático, onde mesmo nas cortes muçulmanas de Java e nas budistas da Tailândia e Camboja ainda é encenado com grande pompa por companhias de danças clássicas de grande reputação, a própria antiga capital da Tailândia se chama Ayutthaya (nome de Ayodhya em tailandês) e os reis tem até hoje o titulo de Rama, o rei atual Bhumibol Adulyadej também é conhecido como Rama IX.




Ayodhya hoje.


Dançarino como Hanuman em Bali

Rama e Lakshmana dança classica em Java, Indonésia.
Sita, Rama e Lakshmana sul da India.

Lakshmana Rama e Sita com Hanuman.

2 comentários:

  1. Nossa muito legal as fotos!!!
    Lindo o lugar onde vivera.

    ResponderExcluir
  2. Todas as glórias a srila prabhupada,

    Prabhu arjuna,aceite minhas humildes reverências.

    Parabens pelo BLOG é muito instrutivo,já passei umas duas horas lendo-o.Gostaria de pedir-lhe que se possível,enviar-me o arquivo em inglês que o senhor possui sobre LORD RAMACHANDRA.se alguém quiser tenho o texto todo em inglês em formato txt da mais de mil e seiscentas paginas rs.),
    Peço por gentileza enviar para meu email
    NILAMANI6@YAHOO.COM.BR. Possuo o exemplar do RAMACHARITAMANASA EM SÂNSCRITO,MAS MUITAS PALAVRAS NÃO ENCONTRO TRADUÇÃO NO INGLÊS,E ESTA CÓPIA PODE ME SER ÚTIL NA TRADUÇÃO.

    te agradecerei eternamente.

    Haribol...

    ResponderExcluir