sexta-feira, 5 de junho de 2009

O sempre alegre Nandi.






















Longe de ser só o touro que o Senhor Shiva monta Nandi, cujo nome significa “alegre”, tem vários papéis dentro das tradições do dharma védico.
Nandi é um dos mais antigos símbolos que aparecem nos selos em Mohenjo Daro e Harappa por exemplo, tem culto também de forma separada inclusive com templos dedicados somente a ele.
Alem de ser o vahana (veículo) de Shiva, Nandi também é Seu principal discípulo e muitas vezes aparece com corpo humano igual ao de Shiva com cabeça de touro com quatro braços levando em suas mãos o parashu (machado) e o mriga (antílope) sendo chamado de Nandikeswara. Como guardião da eterna morada de Shiva, Kailasha, representa também o Dharma ou religião, por isso esta sempre à entrada dos templos dedicados a Shiva, e é também líder dos exércitos de Shiva.
Na tradição do shivaismo Nandi é um dos gurus fundadores de uma das correntes discípulas, a Nath sampradaya.
Nandi esta sempre do lado de Shiva inclusive contra Parvati, um dia enquanto Shiva e Parvati jogavam dados Shiva colocou Nandi como o “arbitro” do jogo. E mesmo Shiva tendo perdido o jogo Nandi o declarou como ganhador atraindo a ira de Parvati que amaldiçoou Nandi a morrer de uma incurável, Nandi desesperado caiu aos pés de Parvati orando por perdão "Ó mãe desculpe-me. Não devo mostrar pelo menos toda a gratidão àquele que é o meu mestre e Senhor? Não é humilhante para mim para declarar que o meu mestre perdeu o jogo? Para sustentar a sua honra não há dúvida proferi uma mentira. Mas devo ser punido com tal gravidade de uma ofensa tão pequena? " Parvati perdoou Nandi mas disse que a doença só seria cuarada quando “ No mês de Bhadrapada no dia do Chaturdasi, é comemorado o nascimento do meu filho (Ganesha) então neste dia você deve oferecer a ele o artigo que você mais gosta. Então sobre a supervisão de Parvati, Nandi adorou Ganesha oferecendo o que ele mais gosta grama verde!!!
Quando Shiva bebeu o veneno que surgiu da batedura do oceano de leite pelos devas e asuras um pouco escorreu de sua boca e Nandi logo o bebeu ao cair no chão todos olharam assustados pensando que Nandi morreria pelo veneno mais Shiva disse “ nandi é tão completamente rendido a Mim que tem todos os Meus poderes e a Minha proteção”
Nandi é branco o que significa pureza e quando se visita um templo de Shiva deve-se pedir antes autorização a Nandi para adentrar, geralmente levam-se flores como uma oferenda, e as mulheres e homens tocam em Nandi pedindo fertilidade, e comum também as pessoas chegarem junto aos ouvidos de Nandi para confidenciar um segredo pedir algo ou falar sobre o motivo da visita ao templo, pois Nandi faz os “arranjos” necessários para que o pedido chegue ao Senhor Shiva.

Nas fotos segredos ao ouvido de Nandi.

Nas fotos acima Nandi no Nepal, no grande templo de Tanjore o de Mysore (com flores)

2 comentários:

  1. muito bom! tenho lido todos os dias as informaçoes aqui contidas... HARI BOl!

    ResponderExcluir
  2. PRABHU, ESTO UGOSTANDO MUITO DE LER SEU BLOG! NUNCA PARE DE POSTAR... HARI BOL!

    ResponderExcluir