quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Somanath e Prabhas Patan

Somanatha Jyothirlinga


Todos sabem onde Sri Krishna nasceu, mas a maioria não sabe de onde Ele partiu deste planeta, pois bem foi de um lugar sagrado chamado de Somanath na beira do mar ada Arábia ao sul de Dwaraka.
Somanath é um local muito sagrado, ali existe um dos mais antigos templos de Shiva conhecidos que abriga uma das 12 Jyothilingas (Lingas de Luz), este templo é descrito no Rig Veda.
O templo original foi construído por Chandra o deus da Lua , que foi amaldiçoado por Daksha (seu sogro) pela arrogância que sentia devido a sua beleza e demostrava parcialidade para sua esposa Rohini que era filha de Daksha, para se livrar da maldição Chandra ou Soma construiu o templo para Shiva em ouro.
O templo já foi destruído e reconstruído diversas vezes, por Soma em ouro, por Ravana em prata, por Krishna em madeira de sândalo e por Bhimadeva (rei da dinastia Solanki) em pedra, e o presente templo data de 1950.
O templo foi destruído quatro vezes pelos muçulmanos que sempre vieram interessados nas fortunas guardadas no templo e pelo que o templo representa para os hindus, um rei muçulmano se gabou que a fortuna e as deidades de ouro do templo renderam milhões e milhões e nunca se havia visto tanta riqueza em um local só.
Na época áurea do templo ele tinha 500 músicos e 500dançarinas por ai já se estima a riqueza do templo.
Próximo esta um local muito sagrado chamado Prabhas Patan onde Sri Krishna, após o destruição de Sua dinastia e descendentes,deixou este mundo. N
Neste local um templo marca onde Krishna deu as ultimas instruções para Uddhava e onde o caçador Jara acertou o Seu calcanhar com uma flecha, no templo existe uma arvore que se diz que é a mesma sob qual Krishna estava sentado quando foi atingido pela flecha. Depois de ser atingido Sri Krishna caminhou por quatro quilometros até onde hoje é o Gita Mandir (que tem todos os versos do Bhagavad Gita nas suas colunas) na confluência de três rios (Triveni Thirta) onde Sri Krishna finalmente deixou este mundo, no local existe um pequeno monumento e as marcas dos pés de lótus de Sri Krisna, próximo esta o local onde Sri Balarama também deixou este mundo.


deidade de Krishna e Jara







árvore sob a qual Krishna foi atingido por Jara













Local que marca o ponto de onde Krishna deixou este mundo.

Um comentário:

  1. Hari Bol Arjunaji...muito bom seu intusiasmo em nos mostrar diversos pontos sobre culturas, religiões e afins de Bharata-varsa...Esperamos contar sempre com mais artigos. Meu pedido agora são três, Sri Nrsimha, Hanuman e sobre Gayatri devi...Ah fotos e comentarios sobre Varshana, city de Srimati Radharani..._ ___ò__
    Sri Krsna Sakti Das

    ResponderExcluir