quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Vimala Devi

foto:Vimala do templo de Jagannatha no Bhaktivedanta Ashram em Bhadrak-estado de Orissa


Na Índia cada espaço geográfico esta sob a proteção de uma divindade, geralmente feminina, uma forma de Shakti ou a Deusa.
Em Vrindavana ela é Vrindadevi, em Mayapur é Paudramaya e em Puri é Vimala.
O nome do mestre espiritual de Srila Prabhupada, que posteriormente ficou conhecido como Srila Bhaktisidantha Saraswati era Vimala Prasada Dutta ou Misericórdia de Vimala, isso porque seu pai Srila Bhaktivinoda Thakura orou à Vimala Devi pendindo-lhe um filho que o ajudasse a propagar o movimento de sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu.
Mas quem é Vimala?
Vimala é a Pitha-Devi de Srikshetra (Jagannatha Puri) ou seja a Deusa principal do templo de Jagannatha e considerada consorte do Senhor, o templo de Vimala dentro do complexo de Puri é um templo muito antigo, fica a sudeste do templo principal, e foi construído pelo raja Ananta Varman Chodaganga Dev no século XII sobre um templo anterior bem mais antigo.
À entrada do templo de Vimala existe um leão (Sua montaria) sobre um elefante que representa alma (o leão) em superioridade ao intelecto (o elefante)
A deidade principal de Vimala é feita de uma pedra negra e esta sobre um pedestal em forma de lótus, tem mais de um metro de altura e é uma representação de Bhairavi Devi com quatro braços que carregam um rosário, uma nagini (mulher-serpente), Amrit Kalasa(pote de néctar) e uma mão em Varada-mudra ou gesto dando benção.
Ela é descrita como Kriya-shakti (poder da ação) do senhor Balarama, Ichha-shakti (poder do desejo) de Srimati Subhadra e Maya-shakti (energia ilusória) do Senhor Jagannatha.
Além disso Ela é adorada como Mahakali, Mahalakshimi e Mahasaraswati que representam a totalidade do aspecto de Shakti em toda a criação.
Vimala é a toda-poderosa governante do templo de Jagannatha e é venerada como Srikshetra( nome védico de Jagannatha Puri) Rajeswari.
Jagannatha Puri além da morada de Sri Jagannatha e Seus irmãos divinos também é um Shakti-pitha ou local sagrado da Deusa,conforme contam os Puranas, após o incidente em que Sati , a esposa do Senhor Shiva, imola-se no fogo devido a uma ofensa cometida pelo seu pai Daksa ao seu genro.
Shiva após matar Daksa e acabar com o sacrifício que este estava fazendo, pega o corpo de Sua amada e sai perambulando pelo mundo, o Senhor Vishnu ao ver a cena manda Sua Sudarsana e corta o corpo de Sati em vários pedaços que caem em diferentes locais na Terra, assim um dos pés de Sati caiu onde hoje é o templo de Vimala.
Outro aspecto importante de Vimala nos rituais do templo é que toda a prasada que é orefecida a Sri Jagannatha depois deve ser oferecida à Vimala e só então se torna Mahaprasada assim podendo ser servida aos devotos.
Dois importantes festivais ocorrem no templo dedicado a Vimala é o Durgamadhava que ocorre no mês de Chaitra (Março- Abril) que dura nove dias onde Bhairavi e Madhava (Durga e Vishnu) são adorados de forma única como um casal, o que só ocorre em Puri
O segundo festival, que acontece no mês de Aswina (Setembro – Outubro),dura 16 dias e o casal (Durga e Vishnu) recebem a benção de Subrada para o bom andamento do ritual, a deidade de Durga e consagrada na plantaforma perante o templo e depois levado parao interior do templo principal em um trono especial então deidade de Vishnu e trazida e colocada ao lado dela, de onde são levados para o templo de Narayani fora do complexo do templo de Jagannatha onde são adoradas com rituais elaborados por 9 noites, do lado deste templo os servos de Jagannatha constroem uma cozinha temporária para preparação de oferendas especiais para Vimala.
Durante este festival onde a deidade é retirada do templo de Jagannatha, Vimala é adorada com diversos rituais tântricos o que não ocorre nos ritos Vaishnavas que ocorrem no interior do templo de Jagannatha.
Já imaginam que rituais são estes não?.

Um comentário: