quinta-feira, 7 de maio de 2009

Nrsimhadeva Caturdasi


Hoje (07/05/2009) é comemorado o festival Nrsimha Caturdasi ou o aparecimento da Suprema Personalidade de Deus como Sri Nrsimhadeva a encarnação meio homem meio leão do Senhor Vishnu.
Após o demônio Hiranyaksha ser morto por Vishnu como Vaharadeva seu irmão Hiranyakasipu decidiu se vingar e jurou acabar com Vishnu.
Hiranyakasipu decidiu então fazer austeridades para Brahma, com a intenção de conseguir a imortalidade, tamanhas foram as austeridades que Brahma pareceu e deu uma benção ao demônio.
Hiranyakasipu pediu a imortalidade mais Brahma disse não poder dar tal benção, pois ele também não era imortal, então o demônio pediu para não poder ser morto nem dentro nem fora de sua casa, nem durante a noite ou o dia, não ser morto por animal, homem ou deus, não ser morto por arma alguma, nem na água nem no ar e nem na terra. Brahma pensou e então concedeu a graça, então armado com semelhante poder o demônio começou a conquistar todo o universo e tantos homens quanto os devas se viram em grande aflição.
Uma das primeiras ordens dadas por Hiranyakasipu foi para que fossem interrompidos todos os rituais védicos principalmente a adoração a Sri Vishnu, mas ele não contava que seu pequeno filho, Prahlada Maharaja, que é um dos mais brilhantes devotos do Senhor e um dia após o filho retornar da escola o demônio perguntou o que o filho aprendera e este respondeu que a meta da vida era adorar e prestar serviço a Sri Vishnu o que deixou seu pai demoníaco possesso. O demônio então tentou persuadir o menino a mudar de opinião mais nada conseguiu, então mandou seus servos matarem o menino o que foi tentado por diversas vezes mais sempre o Senhor Vishnu salvava Seu devoto.
Um dia então Hiranyakasipu irado perguntou ao filho de onde vinha a fonte do poder que ele tinha para desafiá-lo, pos mesmo os devas não ousavam fazer aquilo e o sábio menino de cinco anos respondeu que a fonte de seu poder era a mesma que a fonte do poder do pai e de tudo no universo Suprema Personalidade de Deus Sri Vishnu, o pai então ameaçou mata-lo ele mesmo naquele momento só para ver o que Vishnu faria a respeito e perguntou ao menino onde estava este Vishnu que ele tanto falava, o que ele faria para protege-lo e o menino respondeu que Deus esta em todo lugar.
O pai irado perguntou que Vishnu tabem estaria dentro da coluna do seu palácio e com um golpe golpeou a coluna, neste momento um som estrondoso foi ouvido em todo o universo e de dentro da coluna surgiu uma forma nunca dantes vista por ninguém, tinha o corpo de homem com cabeça de leão e tinha vários braços que portavam armas divinas, era o próprio Vishnu em sua forma de ira que apareceu para salvar Seu devoto e cumprir Sua palavra que seu devoto nunca perece.
Começou então uma briga de proporções épicas entre o demônio e o Senhor Narasimha (homem-leão) o demônio atacava o Senhor com diversas armas e Ele só ria e brincava com o demônio assim como um gato brinca com um rato ou um inseto antes de matá-lo.
Então o Senhor Nrsimhadeva pegou Hiranyakasipu sobre a soleira de sua casa durante o por do sol colocou-o em Seu colo e dilacerou o demônio com Suas unhas e retirou suas vísceras. Assim foi o fim do demônio que não foi morto nem dentro nem fora de cãs mas sim na soleira de sua porta, nem a noite nem de dia e sim na junção dos dois, nem no chão nem na água nem no ar mas no colo do Senhor, nem por arma alguma mas com as próprias mão do Senhor com suas unhas, nem por homem animal ou deus mais pelos três juntos.
Esta forma de Vishnu é muito querida pelos Seus devotos, pois ela e o protetor de todos os que trilham o caminho de Deus.
Nrsimha é muito adorado em especial no estado de Andra Pradesha no sul da Índia onde existem muitos templos dedicados a Ele, em especial a cidade sagrada de Ahobilam (ver post sobre a cidade) onde ocorreu o passatempo e na cidade de Vishakapatnam onde era a capital de Prahlada Maharaja, também em Andra Pradesh, onde na colina de Simhachalam está localizado um dos mais importantes templos de Nrisimhadeva onde esta a mais irada forma do Senhor chamada Vaharanarasimha é adora , esta deidade fica coberta por varias camadas de poupa de sandalo para "esfriar" o animo da deidade e só é mostrada aos fiéis uma vez por ano.

Narasimha ISKCON Manipur.

Pés de lótus de Nrsimhadeva ISKCON Bangalore.
Enorme Narasimha sendo instalado ao ar livre em Tamil Nadu , Índia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário