quarta-feira, 6 de maio de 2009

Vrindadevi

Vrindadevi em seu templo no Vrindakunda.
Abaixo templo em Vrindakunda.
Vrinda Devi é uma das principais associadas de Sri Krishna e considerada expansão de Srimati Radharani, ela é a lila-shakti ou potencia dos passatempos (atividades transcendentais) de Sri Sri Radha e Krishna, ou seja ela organiza os passatempos do divino casal supremo ajuda pelos seus associados dos quais se destacam dois papagaios, também é a grama-devata de Vrindavana (deusa que controla a região de Vrindavana tanto a manifesta aqui neste planeta quanto a do mundo espiritual) daí a vila onde Krishna viveu tira seu nome que significa floresta de Vrinda.
SEM SUA MISERICORDIA É IMPOSSIVEL SE APROSSIMAR DO CASAL DIVINO (RADHA E KRISHNA) E DE SEUS PASSATEMPOS, pois toda Vrindavana está sobre sua administração.
Na época em que Krishna estava presente ela apareceu como um gopi, amiga de Srimati Radharani e com as instruções de Purnamasya ela arranjava os encontros entre o divino casal além de fazer os arranjos necessários como flores, frutas, açafrão, musica, etc.
No Padma Purana é narrado o passatempo pelo qual Vrindadevi toma a forma da sagrada planta Tulasi.
Um dia Vrinda apareceu como filha do rei Kushadvaja e se casou com Jalhandara que era um demônio que tinha como fonte de sua força a pureza e castidade de sua querida esposa Vrinda.
Tão poderoso ele se tornou que nem mesmo o Senhor Shiva podia vencê-lo em batalha e assim o demônio aterrorizava os três mundos, os devatas então foram até o Senhor Vishnu e oraram por Sua misericórdia dizendo que pela pureza e castidade da Sua devota Vrinda seu esposo demoníaco se tornara indestrutível, Vishnu então concordou em intervir.
Indo até a morada de Vrinda o Senhor Vishnu tomou a forma de seu esposo Jalhandara e quando apareceu perante Vrinda esta foi abraça-lo e por este motivo sua castidade foi momentaneamente quebrada, neste momento os devas conseguiram matar seu verdadeiro esposo na batalha.
Logo Vrinda sentiu que aquele não era seu esposo e o Senhor Vishnu manifestou Sua verdadeira forma, então Vrinda tomada de ira amaldiçoou Vishnu por ele ter um coração de pedra e ter feito aquilo com ela a se transformar em uma pedra. Honrando o Seu devoto puro o Senhor Vishnu concordou e apareceu como as pedras Salagramas no rio Kali Gandaki (no Nepal), e Vishnu então deu uma benção a Vrinda de que ela residiria eternamente em Vaikuntha como sua consorte e que para beneficio de todo o universo ela apareceria como uma planta para espalhar a devoção pura por ele para todos que praticassem serviço devocional.
Por esta razão devemos colocar folhas de Tulasi (Ocimum sanctum, planta da família do manjericão) devem ser colocadas em todas as oferendas de comida e bebida oferecidas a Vishnu, e os devotos de Vishnu (vaishnavas) devem usar colares feitos de madeira de Tulasi.
Em Vrindavana existem dois importantes templos dedicados a Vrinda um em Kamyavana, próximo ao templo de Gopiswara Mahadeva, e outro em Vrindakunda (que foi doado á ISKCON).




Tulasi Puja acima e Vrindadevi na ISKCON da Hungria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário