terça-feira, 5 de maio de 2009

Prambanam

Rama e Lakshmana



Uma vista do templo.


O hinduismo à muito tempo chegou à ilha de Java na atual Indonésia por meio dos comerciantes indianos que lá fundaram entrepostos comerciais, e lá antigos reis hindus construíram por volta do ano de 850 da era cristã o grande complexo de templos de Prambanam chamado Loro Jonggrang, que hoje é considerado um dos patrimônios da humanidade.
Dedicado a Trimurti de Brahma, Vishnu e Shiva o complexo tem o templo shivaista como principal edifício do conjunto além de mais 224 templos pequenos dedicados a outras divindades, e perante os templos centrais capelas dedicadas aos vahanas (montarias) das deidades (Nandi para Shiva, Garuda para Vishnu e o cisne para Brahma).
No templo central dedicado a Shiva é dividido em quatro salas com entradas voltados para os pontos cardeais, a entrada leste é principal sala onde está a deidade de Shiva Mahadeva, nas outras salas estão Ganesha, Durga e o sábio Aghastya.
Os outros templos possuem uma só sala cada, onde se encontra a deidade de Vishnu e de Brahma em Seus respectivos templos.
As paredes do templo são decoradas com relevos narrando a história do Ramayana com movimentostirados da dança onde se vêem os reflexos da arte do sul da Índia, após a invasão islâmica em Java o templo deixou de ser um local de culto, mas nos últimos anos muitos habitantes de Java estão se reconvertendo ao hinduismo ancestral e novos templos estão sendo construídos na região.
Apesar de hoje a grande maioria da população local seguir a religião islâmica o passado hindu ainda é muito forte, um exemplo é a dança clássica javanesa que encena sempre historias hindus o Ramayana que é encenado em festivais nas ruínas do templo. Vale a pena ver o video da dança os movimentos de braços do artor que representa Ravana são muito legais.

Durga.






Vishnu

Abaixo cenas do Ramayana Ballet.
Brahma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário