quinta-feira, 14 de maio de 2009

Sri Venkateswara, Senhor da opulência.





















Sou vaishnava, isso todos sabem, portanto vou sempre puxar as coisa para o lado do Senhor Vishnu, o que não é novidade também, mais neste caso nem preciso puxar, pois o templo mais rico no mundo é o do Senhor Venkateswara ( Senhor da montanha de Venkata) na cidade sagrada de Tirupati sobre as montanhas de Tirumala no estado de Andra Pradesh, esta deidade de Vishnu é a mais poderosa, bela, rica, magnânima, poderosa, etc., etc,. etc., nos três mundos.
Srila Prabhupada refere-se sobre Sri Venkateswara falando que Ela não é uma deidade e sim o próprio Senhor.
O templo recebe diariamente mais de 30.000 mil devotos em dias comuns e 100.000 mil em dias festivos (muito mais que Meca ou o Vaticano), o que faz com que a espera nas filas para ver a deidade possa ser de até 24 horas, al qual ninquem reclama, ficam todos cantando os santos nomes do Senhor, todo hindu deve ir pelo menos uma vez na vida no templo, sendo vaishnava ou não.
É dito que o Senhor Vishnu vai a Puri como Jagannatha para comer (Puri tem a maior cozinha do mundo), a Sri Rangam como Rangannatha para descansar ( Sri Rangannatha representa o Senhor dormindo), mais é em Tirupati como Venkateswara que Ele demonstra a Sua opulência.
O templo esta localizado sobre a montanha de Venkata ( uma manifestação de Ananta Sesha) para os mais entusiasmados é uma subida com 4.047 degraus (foto de parte da escadaria) ou uma subida via ônibus ou carro a partir de cidade de Tirumala.
A historia da manifestação de Sri Vishnu neste local é contada em 12 Puranas , onde se diz que a deidade realiza o desejo de qualquer um que peça com devoção, por isso também é tão famosa.
A adoração no templo é feita pela Sri Sampradaya ( que são muito organizados e conhecidos pelos rituias elaborados) são 15.000 brahmanas para uma deidade!!!
O templo não é um dos maiores da Índia em área, são 126.5m por 80 metros, mas por causa da multidão ele parece ser menor, a marca principal do templo é o veemana (torre sobre a deidade) chamada Ananda Nillayam (abaixo) e é coberto por ouro sólido martelado assim como a coluna da bandeira (dwajasthamba) e as portas do altar.





















Diariamente mais de 100.000 luglus ( um grande doce tipo ladoos ) são feitos na cozinha do templo para ser distribuído como prasada.
O templo recebe uma média de no mínimo US$ 30.000,00 por dia de doações. Os tesouros da deidade tem, por exemplo, em suas jóias particulares 700 kilos de ouro e US$ 700.000.000,00 em pedras preciosas, isso sem contar uma das coroas de diamantes feita na Antuérpia ( a capital dos diamantes) que é considerada a peça de joalheria mais cara do mundo e o Meru Pancha a maior esmeralda do mundo com 7,62 cm de diâmetro.
A deidade principal(foto abaixo muito rara) em pedra é auto-manifesta e tem dois metros de altura, esta no chão sobre um lótus, tem quatro braços , cujo dois superiores carregam o búzio e o disco, e os inferiores estão um sobre a Sua cintura e outro dando bênçãos (varada Mudra), Sri Alarmelmangai Nachchiyar (Lakshmi) fica do lado direito do peito do Senhor ( o templo da deidade principal de Sri Lakshimi Devi na cidade de Tirumala, na parte de baixo da montanha), Seus olhos estão fechados e cobertos por uma grande tilaka feita de cânfora ( tem um passatempo interessante de quando Ela abriu os olhos no post de Ramanujacarya).




















A programação do templo começa as 3:00 da manha com o mangala-arati e vai até as 22:30 quando a deidade vai para a cama.
O Abhisekha (banho ritual) das terças- feiras ( na deidade pequena), onde são oferecidas 108 flores de lótus de ouro é muito concorrido e o ticket deve ser comprado com pelo menos um ano de antecedência!!!, e os banhos da deidade grande que é sempre as quintas-feiras tambem devem ser consequido com antecedencia pois só e visto por uma média de cem pessoas por quinta.
Muitas personalidades visitaram o templo, de Sri Krishnadevaraya o rei que construiu a maioria do complexo (foto abaixo com suas esposas) passando por Sripada Ramanujacarya , que organizou a adoração no templo ( ver post Sobre Srila Ramanujacarya) além de Srila Prabhupada.




















A deidade pequena (para eles) se chama Sri Malayappa Swami e é usada nas procissões e outros rituais não sendo considerada diferente na deidade original geralmente acompanhada de Suas consortes Sri Devi (Lakshimi) e Bhu Devi (Bhumi) , além destas outras deidades são adoradas no templo, são:
-Sri Varadaraja Swami , um forma de Vishnu à entrada do templo.
-Sri Yoga Narasimham.
-Sri Ramanuja.
E no altar principal além do Senhor Venkateswara estão:
-Bhoga Srinivasa , uma replica em prata da deidade de Venkateswara, que nunca sai de perto da deidade principal sendo ligada a ela por um cordão de seda e que recebe os banhos diários.
-Sri Malayappan a utsava murthi.
-Ugra Srinivasa, ou o Vishnu irado com uns 60 cm de altura, é dito que o sol nunca pode tocar esta deidade pois senão o calor emanado destruiria o mundo.
-Koluvu Srinivasa, é a foram do Senhor que supervisiona o trabalho do templo, que toda manha é colocada sobre um trono e lhe é mostrado o calendário referente ao dia com programações e necessidades do templo.
-Sri Sita Rama Lakshimana e Sugriva.
-Sri Sri Rukmini Krishna.
-Sri Chakra Alvar (Sudarshana Chakra)
Todos os visitantes do templo têm direito a prasada (alimento santificado), acomodação e tratamento médico!!!, tudo provido pelo Tirumala Tirupati Devasthanam (TTD) o órgão que administra o templo.
O principal festival do templo o Brahmotsava, acontece entre Setembro e agosto e dura 11dias e a deidade sai duas vezes por dia em procissão com uma roupa e um vahana (montaria ou veiculo) diferente de cada vez.











Abaixo as principais roupas do Senhor segundo o dia da procissão (detalhe o que voce ver dourado é ouro e brilhando é pedras mesmo) :

Primeiro dia-
Tarde- cerimônias para abertura do festival chamadas Mrtsangraham.













Segundo dia-
Manhã- Dwajarohanam ou astiamento da bandeira de Sri garuda mancando o começo do festival com a Presença das deidades de Garuda e Seshanaga.
Tarde-Periya Sesha Vaharam o Senhor sobre Ananta Sesha com Suas esposas Sri e Bhu.































Terceiro dia-
Manhã-China Sesha Vaharam o Senhor sobre uma Ananta Sesham pequena.
Tarde- Hamsa Vaharam o Senhor sobre um cisne como Saraswati, o cisne representa a pureza e o discernimento, e Saraswati como deusa da sebedoria também é um representante do sEnhor.































Quarto dia -
Manhã- Simha Vaharam o Senhor sobre um leão o que atesta sua realeza pois o leão é um simbolo real.
Tarde- Muthu Pandal Vaharam o Senhor desfila sobre uma carruagem decorada de inúmeras pérolas, o Senhor aparece como Krishna matando Bakaasura, o demonio que apareceu como uma enorme garça.















Quinto dia-
Manhã- Khalpa Vrisksha Vaharam o Senhor sai Sobre uma árvore dos desejos como Krishna Kaliya.
Tarde- Sarva Bhoopala Varaham que significa quardiões do universo, o Senhor esta vestido como Rajagopala ou o "pastor real".



































Sexto dia-
Manhã- Mohini Alankaram o Senhor sai sob a forma de Sua encarnação feminina de Mohini Murthi.
Tarde- Garuda Sevai o Senhor sai sobre os ombros de Sri Garuda.








































Sétimo dia-
Manhã- Hanumantha Vaharam o senhor sai sobre os ombros de Sri Hanuman.
Tarde- Gaja Vaharam o Senhor sai sobre um elefante.





















Oitavo dia-
Manhã- Surya Prabha Vaharam o Senhor sai com a refulgência do sol na forma de Sri Krishna.
Tarde- Chandra Prabha Vaharam o Senhor sai com a refulgência da Lua na forma de Sri Krishna.










































Nono dia-
Manhã- Thiru Ther simplesmente um carro de ouro, é dito quem o puxa ou simplesmente vê este carro nunca mais nasce neste mundo, só rs.
Tarde- Aswah Vaharam o Senhor sai sobre um cavalo dourado, como Kalki.




















Décimo dia-
Manhã- Chakra Snanam ou o banho de Sri Sudarshana e das deidades no tanque do templo, é onde se pedem desculpas pelas possíveis ofensas cometidas no festival.
Tarde- Dwajavarohanam a bandeira de Garuda é retirada marcando o fim do festival a deidade aparece vestida como Rama.


















Para quem acha muita demonstração de riqueza, é mesmo , pois o Senhor é a fonte de toda a riqueza, para quem acha que a Índia é pobre o povo passa fome blá blá blá um indiano humilde disse (que estava em êxtase ao ver o festival) “ Eu como arroz não ouro, e aqui eu posso ver sempre isso! e se todo este ouro estivesse com os ricos ou em bancos nunca eu iria ver”.

Um comentário:

  1. Encantador, inacreditável, maravilhosamente lindo e espetacular. Sem palavras para descrever tamanha maravilha.

    ResponderExcluir